Ziad Bahaa Eldin, de 48, que dirigiu várias instituições econômicas no Egito, deve ser nomeado primeiro-ministro do país, anunciou o porta-voz do presidente interino, Adly Mansur, neste domingo à noite ao canal ONTV.
A declaração foi feita quatro dias após o golpe de Estado que derrubou o presidente islamita Mohamed Mursi. ElBaradei já havia sido anunciado como o novo vice-presidente do Egito.
Eldin é advogado especializado em direito empresarial e entrou na política após a queda de Hosni Mubarak no início de 2011. Ele é um dos fundadores do Partido Social-Democrata egípcio.
A escolha de ElBaradei, ex-diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e Prêmio Nobel da Paz, como chefe de Governo enfrenta resistência do partido salafista Al Nur, sócio islamita de uma coalizão formada principalmente por partidos e movimentos laicos.
Embora a transição tenha começado com a nomeação de Adly Mansur como presidente interino e com a dissolução da Câmara Alta — dominada pelos islamitas —, as novas autoridades não desejam enfurecer os salafistas enquanto os partidários de Mursi mantêm uma forte mobilização nas ruas. Mursi é ligado à Irmandade Muçulmana.