Animais chegaram ao Zoo no começo de junho e já fecundaram dois ovos. Fundação explica que comportamento raro mostra função de preservação das instituições.
Zoológico de Brasília recebeu em 7 de junho, um casal de gansos do Havaí (Branta sandvicensis) espécie que já colocou dois ovos. Segundo o Zoo, foi criado um ninho aconchegante para que os animais extremamente raros sejam chocados.
Para o diretor-presidente da Fundação, Gerson Norberto, a rápida reprodução desses gansos mostra que os zoológicos estão mudando de paradigma e não são mais uma instituição para a mera exposição de animais.
“O zoológico tem um papel conservacionista importante, pois o impacto e o ritmo de extinção de espécies em todo o globo está muito acelerado.”
A dupla de animais veio do Zoológico de Pomerode em Santa Catarina por meio de um programa de reprodução. Norberto afirma ainda que todas as espécies que chegam na fundação estão inseridas em programas de conservação.
“Conservamos um plantel de animais geneticamente saudáveis que por meio de reabilitação podem voltar para natureza, ou que por meio da reprodução de seus filhos possam ajudar a renovar populações extintas”, afirma.