Audição em formato de conversa, evento permite troca de ideias entre artistas e profissionais experientes do mercado musical. ‘Pitches’ ocorrem entre 5 e 6 de agosto; inscrição é gratuita.
As inscrições para participar do “Pitch de Novos Artistas” da 1ª Convenção de Música e Arte (CoMA) do Distrito Federal se encerram à meia- noite desta terça-feira (25). O evento é um momento de troca de ideias entre músicos, bandas e produtores. Os “pitches” ocorrem nos dias 5 e 6 de agosto, das 11h30 às 13h, e a participação é gratuita.
Modalidade de audição que mais se assemelha a uma conversa que a uma avaliação, o “pitch” é um momento destinado a artistas para “vender” um produto ou ideia para profissionais experientes no ramo.
No CoMa, a bancada de especialistas será formada por jornalistas, produtores, curadores, donos de espaços culturais, profissionais do mercado da música e selos, tanto do Brasil quanto do exterior.
Para participar é preciso preencher um formulário no site do evento e aguardar a pré-seleção dos curadores. O resultado será divulgado na próxima segunda (31).
Música
Na 1ª edição do CoMA, cerca de 50 bandas, locais, nacionais e internacionais, vão se apresentar simultaneamente em três espaços culturais no Plano Piloto. O ingresso varia de R$ 10 a R$ 80.
Os participantes do concurso de música autoral da TV Globo, Brasília Independente, serão os primeiros a se apresentar, no dia 5 de agosto. A programação completa – com 24 horas de música sem parar – pode ser acessada no site do evento.
As dez bandas farão shows em palcos montados no gramado da Funarte, na Esplanada dos Ministérios. Os vencedores do concurso serão anunciadas durante o festival.
O Planetário e o Clube de Choro também serão palco de atrações como Emicida, Fióti, Clarisse Falcão, Scalene, Rico Dalasam e do vencedor do Brasília Independente 2016, Marcelo Café. O festival também inclui na programação debates, palestras e rodas de negócios.
Debates e palestras
Durante o evento, também haverá debates, palestras e rodas de negócios no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A programação inclui um fórum de debates sobre políticas públicas aplicadas à produção musical e 36 painéis com temas que vão da indústria fonográfica, comunicação, tecnologia, à sustentabilidade e criação artística.
Entre sábado (5) e domingo (6), há nove palestras confirmadas (veja abaixo). Todas elas têm duração de 1 hora e a entrada é gratuita. A programação completa está no site do CoMa.
“Os festivais independentes: A nova rota da música”
Mediação: Maithe Bertolini (Festival Contato/Let’s Gig, SP)
Participantes: Renée Chalu (Festival Se Rasgum/ Belém, PA), Luciana Simões (Festival BR 135/São Luis, MA), Ana Morena Tavares (Festival DoSol/Natal, RN), Fabrício Nobre (Festival Bananada/ Goiânia, GO), Aninha Garcia (Festival Coquetel Molotov/ Recife, PE), Antonio Gutierrez (Festival Rec-Beat/ Recife, PE), Mari Martinez (Festival Morrostock/ Santa Maria, RS), Erick Omena (Festival Noites do Norte/Manaus, AM)