Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o padre deitado em uma cama e beijando a menina, que aparece sem blusa, em Arceburgo; pároco foi afastado
A Polícia Civil de Minas Gerais investiga se um padre da cidade de Arceburgo, a 445 quilômetros de Belo Horizonte, abusou sexualmente de uma adolescente de 14 anos, coroinha da igreja do município de quase 10.500 habitantes.
As investigações começaram depois que duas pessoas procuraram a delegacia na quarta-feira e informaram que um vídeo do suposto estupro circula nas redes sociais. As imagens mostram o padre Enoque Donizetti de Oliveira deitado em uma cama e beijando a adolescente, que está sem a parte de cima da roupa.
A suspeita é de que o vídeo tenha sido gravado na casa paroquial. A Polícia Civil de Minas Gerais diz ter enviado as imagens para perícia a fim de determinar o local da gravação.
Segundo a polícia, a menina afirmou ontem na delegacia que as relações ocorrem desde o ano passado e sem o consentimento dela. Ela disse ainda que se sentia culpada pela situação. Além das vítimas, familiares dela também foram ouvidos — o padre se comprometeu a prestar depoimento, mas ainda não compareceu.
A diocese de Gauxupé disse que afastou imediatamente o pároco de suas atividades até que o caso seja esclarecido.
Veja a íntegra da nota da diocese
Ciente da denúncia apresentada em Arceburgo (MG) contra o clérigo, Monsenhor Enoque Donizetti de Oliveira, a Diocese de Guaxupé, fundamentada e orientada pelo Código de Direito Canônico e pelo recente Magistério Pontifício, procedeu o afastamento imediato do referido sacerdote, com o intuito de averiguar os possíveis fatos e acontecimentos.
O objetivo desta medida cautelosa é contribuir para o bem estar da comunidade local e diocesana.
Iluminada pela força da fé cristã, a Diocese de Guaxupé se compromete com os valores legítimos da Verdade e da Justiça.
Guaxupé, 27 de julho de 2017.
Dom José Lanza Neto
Bispo de Guaxupé