Eduardo Quirino, de 14 anos, ganhou medalha de ouro pela equipe brasileira e prata na fase individual. Ele competiu com 27 estudantes de outros seis países de Língua Portuguesa.
O estudante brasiliense Eduardo Quirino, de 14 anos, ganhou medalha de ouro pela equipe brasileira na Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Na avaliação individual, o estudante ficou com a medalha de prata. Ele é o único representante do Distrito Federal na competição, que aconteceu de 24 a 29 de julho na cidade de Porto, em Portugal.
O jovem representou o Brasil com outros três estudantes, de Fortaleza, Recife e São Paulo. Concorrentes de outros seis países que falam português – Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Portugal e Timor Leste – também competiram na olimpíada.
Eduardo desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília neste domingo (30) e foi recebido por familiares e amigos. Ele disse à TV Globo que ganhou outras medalhas em competições nacionais de matemática e física. O jovem pensa em fazer faculdade de engenharia ou computação.
“Tenho estudado desde o sexto ano, há três anos. Tive vários treinamentos para essas olimpíadas.”
O pai do estudante, João Oliveira, contou que o filho tem uma rotina intensa de estudos, inclusive nos finais de semana. “Lá na minha casa nem tem TV à cabo. É sempre uma rotina de estudos e dedicação. Ele tem esse equilíbrio. Ele e a irmã conseguem dosar os eletrônicos”.
“É muito orgulho de ter esse primeiro resultado internacional. Ele já tinha outras medalhas nacionais e agora para ele é um passo muito importante”.
O Brasil já foi sede do evento por duas vezes, em 2015 e 2016, em Salvador e em Fortaleza, respectivamente. A Olimpíada acontece desde 2011 e, neste ano, foi organizada pelo Departamento de Matemática da Universidade do Porto e pela Sociedade Portuguesa de Matemática.