No fim de semana, bandeira do Brasil foi trocada na Praça dos Três Poderes; desfile toma a Esplanada no 7 de Setembro. Horário de serviços públicos será alterado na quinta e na sexta.
Sede do governo do Distrito Federal, o Palácio do Buriti começou a semana iluminado em verde, amarelo e azul. As cores fazem referência à Semana da Pátria, e devem permanecer na área externa do prédio até a próxima sexta-feira (8).
A decoração em referência à bandeira do Brasil deve se prolongar, durante a semana, pelo restante da Esplanada dos Ministérios. O tradicional desfile cívico acontece na quinta (7), em celebração dos 195 anos da Independência, mas o trânsito na área central de Brasília tem alterações já na noite de quarta (6).
No último domingo, as celebrações foram iniciadas em Brasília com a troca da bandeira nacional que fica hasteada, de modo permanente, na Praça dos Três Poderes. O evento cívico, que foi exibido ao vivo em um telão, contou com a presença de 200 crianças de escolas públicas do DF, segundo a Marinha.
Feriado
Em razão do 7 de Setembro, serviços públicos do DF terão mudanças no funcionamento. As agências do Banco de Brasília (BRB) e postos do BRB Conveniência ficam fechados na quinta, assim como os guichês do Detran.
O Hemocentro fecha as portas na quinta e reabre na sexta em horário normal, entre 7h e 18h. O mesmo acontece nos postos do Na Hora, que abrem entre 7h30 e 18h30 na sexta-feira. Ambulatórios e postos de saúde ficam fechados durante todo o feriado, enquanto UPAs e emergências de hospitais funcionam normalmente.
No transporte público, os ônibus seguirão a tabela dos domingos, e apenas 40% da frota será posta em circulação. Linhas que ligam as regiões administrativas à rodoviária do Plano Piloto serão reforçadas, em função do desfile de Independência.
Na quinta, o Metrô funciona de 6h às 19h, e na sexta, em horário normal.