Primeira edição brasileira do evento ocorre entre 8 e 10 de setembro em Ceilândia. Organizadores pretendem despertar protagonismo juvenil na superação de desafios.
Começa nesta sexta-feira (8), em Ceilândia, a primeira edição brasileira da Feira de Oportunidades, um evento destinado a jovens que buscam meios de capacitação e ingresso no mercado de trabalho. Serão 32 horas de programação gratuita voltada para o público com idade entre 16 e 29 anos.
A programação inclui palestras e oficinas com temas escolhidos por jovens consultados previamente pelo projeto. Durante a Feira de Oportunidades haverá um espaço compartilhado por vários parceiros que irão apresentar suas instituições de estágios, empregos, empreendedorismo, incubadoras e aceleradoras de negócios.
A iniciativa da Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE) que integra o projeto Jovem Protagonista pretende “despertar o protagonismo nos jovens para que eles encontrem em si mesmos a chave para a superação de seus desafios”, dizem os organizadores.
A presidente da FIJE e coordenadora-geral da Feira de Oportunidades, Carolina Valente, explica que o evento terá também uma atividade chamada Soluthon: Competição de Soluções para Desafios Sociais.
“Convidamos seis grupos do DF para apresentarem um desafio social da sua localidade. A proposta é que, durante a feira, os participantes trabalhem em conjunto e apresentem uma solução, que possa virar um negócio social; a mais inovadora será premiada pelos apoiadores do projeto”, disse Carolina.
DF e Jovem Protagonista
Bolívia, México e Portugal já receberam o projeto. Para a edição brasileira, Carolina diz que o DF foi escolhido por ser um lugar de contrastes. “Brasília é quase uma reprodução das diversas cidades brasileiras, em todos os sentidos; isso nos dá um alicerce fundamental e um panorama do que será necessário ajustar para as próximas edições em outras localidades”, diz ela.
O projeto Jovem Protagonista nasceu com o propósito de convidar os jovens a assumir o protagonismo de suas próprias vidas e das comunidades onde vivem. A ideia surgiu após um encontro da presidente da FIJE com o Papa Francisco, em 2014, em que ele mencionou a sua preocupação com a situação dos milhões de jovens sem oportunidades existentes no mundo e conclamou os jovens empresários a buscar soluções para essa questão.
Um dos objetivos do trabalho é mostrar aos jovens que é possível exercitar o protagonismo e a colaboração nas profissões que escolherem e ainda desenvolver o espírito empreendedor em qualquer área da vida.
Parceiros da iniciativa irão oferecer estágios, empregos, capital semente para a montagem de novos negócios ou startups e mentorias de projetos apresentados pelos jovens participantes, palestras e oficinas.
Haverá ainda espaço para a promoção de negócios inovadores como games, desenvolvimento de aplicativos, novas mídias e transmídia. Talentos da TV Globo fazem parte do time de ‘papolestrantes’ (veja programação abaixo).
Serviço:
Feira de Oportunidades – Jovem Protagonista
Dias: 8 a 10 de setembro
Horário: 14h às 21h
Local: Shopping JK (Setor ‘M’ Norte 34 AE 1)
Programação (válida para todos os dias do evento – de 8 a 10 de setembro):
- 14h às 22h – Feira aberta à visitação
- 14 às 22h – Espaço SEBRAE de Mentoria de Projetos (as inscrições podem ser feitas no local; quatro consultores estarão à disposição e o tempo de mentoria será de uma hora para cada participante)
- 14h às 19h – 04 Papolestras por dia, com Chris Taveira, participante do Reality Shark Tank – Negociando com Tubarões; Fred Ferreira, jornalista e apresentador da Globo; Moacyr Alves, presidente da Associação de Games; Bruno Scartozzoni sobre filmes e história em quadrinhos, entre outros
- 14h às 22h – Espaço Microsoft: curso “A hora do código – Aprenda a programar” (inscrições no local, sendo dez vagas por hora)
- 14h às 19h – Oficinas SEBRAE (inscrições no local, com 30 vagas para cada curso)
- 14h às 19h – Workshops (inscrições no local, com limite de 50 vagas por aula)
- 14h às 19h – Soluthon: Desafio de Soluções Sociais (grupo fechado)
- 19h às 20h – Papolestras culturais
- 20h às 22h – Apresentações culturais com Selva de Rimadores e Instituto Reciclando Sons, entre outros