Ao todo, foram desocupados 139 lotes da área, correspondendo a 671 mil metros quadrados. Processo de desobstrução começou em 2015.
O governo do Distrito Federal anunciou a conclusão do processo de liberação da orla do Lago Norte nesta quarta-feira (25). Ao todo, foram desocupados 139 lotes da área, o que corresponde a 671 mil metros quadrados.
A desobstrução de toda orla do Lago Paranoá teve início em agosto de 2015. A expectativa é que ação seja concluída no dia 24 de dezembro deste ano.
Do outro lado da orla, no Lago Sul, 67 áreas que ainda faltam ser desocupadas. Dessas 17 são oficiais (por pertencerem à União e ao Estado ou embaixadas). Esses lotes ainda estão em negociação com a Advocacia Geral da União (AGU).
À imprensa, o governador voltou a falar do concurso público do projeto “Orla Livre”. Se a ideia sair do papel, serão construídas áreas para caminhada e ciclismo, docas, banheiros públicos e estacionamentos, entre outros equipamentos, ao longo de 38 km das margens.
“Será o concurso público mais importante depois da própria criação de Brasília. Arquitetos e urbanistas do mundo inteiro poderão dar contribuição de como utilizar a Orla do Lago Paranoá”, afirmou.