Grupo ateou fogo a pneus, e Corpo de Bombeiros foi acionado para conter chamas. Interdição da pista durou três horas.
Manifestantes bloquearam os dois sentidos da DF-180 na altura de Samambaia para cobrar a retirada de toneladas de adubo, de moscas e de resíduos de animais que ficam no terreno de uma empresa de abate, às margens da via. Eles atearam fogo em pneus, colocaram galhos e entulhos para conseguir interditar o trânsito. O Corpo de Bombeiros foi acionado para extinguir as chamas e remover os resíduos da via. Ninguém se feriu.
De acordo com a Polícia Militar, o protesto foi pacífico e reuniu cerca de 30 pessoas. Em um primeiro momento, a corporação tinha informado que a manifestação foi realizada apenas para reivindicar a construção de uma escola pública em Samambaia. Só depois, a PM relatou que o protesto tinha outras pautas.
O DFTV desta terça-feira (31) mostrou que o adubo é feito com resíduos de frangos e porcos de uma empresa de criação, abate e venda de animais. Os moradores da região reclamam do cheiro forte e das moscas que são atraídas para o local.
O protesto começou por volta das 6h, na altura do km 23, perto de uma das estações da Caesb. A liberação da via ocorreu por volta de 9h, após negociação entre policiais militares e manifestantes.