Pneus, faróis, para-brisas e freios estão na lista de itens de segurança que precisam estar em bom estado no período de chuva. Multa é de R$ 195, além de cinco pontos na carteira.
Com a retomada das chuvas, o número de infrações registradas por falta de manutenção de itens de segurança de carros e motos no Distrito Federal aumentou 81,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Departamento de Trânsito (Detran). O percentual equivale à média de 116 motoristas autuados por dia.
Por conta disso, a fiscalização do Detran foi intensificada. A multa para estes casos é de R$ 195 e, por ser considerada grave, corresponde a cinco pontos na carteira.
De acordo com o Detran, nesta época do ano, quando o período chuvoso ainda está no começo, é comum que muitos motoristas ainda não tenham feito a manutenção dos pneus, faróis e limpadores de para-brisas.
A tendência, no entanto, é que cada vez mais motoristas busquem oficinas e concessionárias para fazer os serviços. O mecânico Jubilino Pereira disse que, nos últimos dias, a procura aumentou 15%.
“Um pneu desgastado, quando você freia na pista ele pega aquaplanagem. O carro não para, ele derrapa e chega a bater no carro que tá do lado ou cair em um meio fio ou machucar alguém que tá passando.”