Apresentação internacional começa às 20h, no Cine Brasília (106/107 Sul); entrada é por ordem de chegada. Público poderá conhecer arranjos românticos durante o espetáculo.
A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro recebe, nesta terça-feira (21), as presenças “VIPs” do maestro alemão Matthias Manasi e da violinista russa Olga Pak. O espetáculo reúne narrativas musicais dos compositores românticos Richard Wagner, Eric Wolfgang Korngold e Jean Sibelius.
Além de maestro, Matthias é reconhecido como pianista e se apresenta em recitais de câmara pela na Europa, Estados Unidos e América do Sul. Solista da noite, Olga Pak realiza concertos em Berlim e ficou conhecida pela apresentação final do Campeonato Mundial de Atletismo, em 2009.
Segundo o maestro titular da Sinfônica, Claudio Cohen, o concerto faz parte de uma série de espetáculos internacionais. “São artistas de alto padrão musical, técnico e de renomadas atuação que interagem com nossa orquestra e público”, afirma.
“As obras apresentadas seguem uma linha do repertório romântico, mas enfocando abordagens diferenciadas.”
Concerto
Para a apresentação, a orquestra preparou três sequências: os “mestres cantores de Nuremberg”, de Wagner, a “Sinfonia nº1 em Mi menor”, de Sibelius, e o “Concerto para violino em Ré maior”, de Korngold.
O concerto tem início com a composição de Wagner, em arranjos que representam bem o espírito germânico do autor. O compositor Jean Sibelius contempla outro estilo, com forte influência da Finlândia – país de origem do música. Como resultado, a obra tem tom mais rigoroso e denso na linguagem musical.
Por fim, o concerto para violino do compositor Austríaco Erich Korngold revela uma composição mais “moderna”, e aproximada à linguagem cinematográfica dos anos 1930.
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional
Data: 21 de novembro
Hora: 20h
Local: Cine Brasília – 106/107 Sul
Entrada gratuita por ordem de chegada