Determinação do TRT é de que 30% da frota de domingo rode em feriados, ou seja, três veículos. Autarquia disse que aumentou quantidade porque demanda seguia alta, já que feriado é local, e espera chegava a uma hora.
A direção do Metrô determinou que seis trens circulem nesta quinta-feira (30), feriado em Brasília por causa do Dia do Evangélico, para tentar diminuir a espera nas estações. Como os órgãos federais funcionam normalmente, a demanda pelo serviço segue alta. Seguindo determinação do Tribunal Regional do Trabalho para o período de greve, só 30% da frota de domingo deveria funcionar – ou seja, três trens.
O aumento no número de veículos ocorreu às 8h, quando a espera nas estações chegava a uma hora. Nesta quinta estão abertas, para embarque e desembarque, Central, Shopping, Guará, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilância Centro, Ceilândia Terminal, Furnas e Samambaia. O serviço funciona de 7h às 19h.
O Metrô informou que as estações 102 Sul, Asa Sul, Concessionárias, Guariroba, Ceilândia Norte e Samambaia Sul permanecerão fechadas durante todo o período de greve. O esquema operacional cumpre decisão do TRT. A determinação fala em “responsabilidade compartilhada” do sindicato e da empresa.
Os metroviários entraram em greve no dia 9 de novembro, pedindo reajuste salarial e contratação de novos servidores. O governador, Rodrigo Rollemberg, disse na ocasião que já havia atendido à reivindicação e que contratou mais servidores.
Segundo o sindicato da categoria, há déficit de cerca de 800 funcionários. O quadro atualmente tem 1,2 mil servidores. O salário inicial de um agente de segurança da empresa é de R$ 2,9 mil, o mais baixo da empresa. O maior salário inicial é o de engenheiro – R$ 6 mil. Por causa da defasagem de funcionários, é comum que catracas sejam liberadas para a entrada de passageiros.
Em dias normais, o serviço atende diariamente 160 mil pessoas, entre 6h e 23h30 de segunda a sábado e 7h às 19h aos domingos e feriados. O metrô circula nas regiões mais populosas do DF – Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. Ele também passa por Águas Claras, Guará e Plano Piloto.
Faixas exclusivas liberadas
Enquanto durar a greve, as faixas exclusivas da EPTG e da EPNB ficarão liberadas, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
A mesma medida foi tomada pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) nas vias W3 Sul/Norte e do Setor Policial Sul.