O Hospital Regional do Paranoá, no Distrito Federal, ficou mais de 24 horas com fornecimento de energia elétrica apenas por gerador. Exames e consultas foram suspensos, dizem pacientes.
A assessoria da Secretaria de Saúde informa que o fornecimento, interrompido às 11h desta sexta-feira (19), foi restabelecido por volta das 12h30 deste sábado, após técnicos trabalharem desde sexta para solucionar o problema.
De acordo com a pasta, a queda do sistema de energia elétrica foi provocada pela quebra do isolador térmico. O hospital possui dois geradores que asseguram o funcionamento do pronto-socorro, da UTI e da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais.
Apesar de os geradores permitirem que os atendimentos na UTI e na emergência fossem mantidos, consultas e exames foram cancelados, dizem pacientes.
O pai da jornalista Luciana Reis precisou sair do hospital para fazer uma tomografia em outra unidade de saúde, pois o aparelho não poderia funcionar apenas com o gerador.
O paciente está internado há quase três semanas no Hospital do Paranoá. Luciana Reis diz que a falta de luz não é o único problema no local. “Hoje foi a falta de luz. Nos dois dias anteriores estava faltando água, que é o mínimo. Nós estamos em hospital”, comenta.