O Google anunciou nesta sexta-feira, 23, algumas novidades para o Google Assistente, principalmente quando o assunto é idioma. Até o final do ano, o assistente virtual será capaz de identificar o idioma que o usuário está falando.
Segundo a empresa, as pessoas que falam mais de um língua podem falar naturalmente com o Google Assistente, que ele irá atender os pedidos independentemente do idioma padrão do smartphone. A princípio, a função multi-idioma estará disponível em inglês, francês e alemão, sendo que o suporte para mais idiomas será liberado ao longo do tempo.
Além disso, o assistente virtual deixará de atender apenas oito idiomas e ganhará suporte para um total de 30 línguas até o final do ano, atingindo 95% de todos os smartphones Android elegíveis em todo o mundo. Os primeiros idiomas a serem liberados são o dinamarquês, holandês, hindu, indonésio, norueguês, sueco e tailandês.
A empresa também está trabalhando com as fabricantes Sony, Xiaomi e LG para garantir que os celulares estejam mais integrados com o Google Assistente, permitindo que a inteligência artificial possa controlar funcionalidades do aparelho – algo que a Siri da Apple já é capaz de fazer.
Por último, o Google Assistente ganhou comandos atrelados à rotina do usuário e lembretes baseados na localização.