Motorista terá de pagar multa de R$ 50 mil. Lago tem sido utilizado para abastecimento de oito regiões.
Fiscais do Ibama do Distrito Federal flagraram na manhã desta quinta-feira (1º) um motorista de caminhão-pipa captando água de forma irregular às margens da nascente do Lago Paranoá, na Vila Telebrasília.
De acordo com o instituto, o homem tentou fugir ao ser abordado pelos fiscais, mas acabou sendo alcançado e admitiu o crime.
O motorista trabalhava para uma empresa de jardinagem, ainda segundo o instituto. O veículo foi apreendido e o motorista terá de pagar uma multa de R$ 50 mil.
A captação de água no local não é crime, de acordo com o Ibama, mas é preciso que haja uma autorização da Agência de Águas do DF (Adasa) para que a regularização do serviço.
Abastecimento
Desde janeiro, a água do Lago Paranoá passou a abastecer Asa Sul, Asa Norte, Noroeste e Sudoeste – até então, apenas Lago Norte, Varjão, Paranoá e parte de Sobradinho eram beneficiados.
A mudança foi permitida com a inauguração de um booster que permite bombear a água da estação emergencial do Lago Paranoá até a estação de tratamento do Plano Piloto.
A intenção da Caesb é poupar ainda mais o reservatório do Descoberto. Nesta quinta-feira (1º), a barragem chegou a 56,7% da capacidade.