Expositores de 12 países estarão concentrados no mesmo lugar. Inscrições são gratuitas.
Brasília recebe a maior feira de intercâmbio do mundo na tarde desta quarta-feira (14). Representantes de escolas, universidades, embaixadas e agências de 12 países – além do Brasil – recebem interessados em estudar no exterior na Eduexpo 2018.
O evento ocorre das 16h às 21h, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. A entrada é gratuita. As inscrições estão abertas no site oficial da Eduexpo.
Na feira, os visitantes encontrarão indicações sobre cursos de curta e longa duração. Há desde ofertas de viagens para aprender um novo idioma a programas de pós-graduação em outros países. Os expositores também podem indicar vistos, bolsas e financiamento para os intercambistas.
“O visitante pode, inclusive, negociar bolsas durante o evento. Afinal, representantes diretos da universidade estarão na feira”, acrescentou a organizadora da Eduexpo Daniela Ronchetti.
No ano passado, a feira reuniu 21 mil pessoas em todo o Brasil. A Eduexpo ocorre, em 2018, em outras seis cidades do país. No total, 37 localidades em todo o mundo recebem a exposição.
Onde fazer intercâmbio?
Alguns preferem as históricas capitais europeias. Outras, as metrópoles modernas dos Estados Unidos ou da Austrália. Na Eduexpo, o visitante terá a chance de conversar com representantes dos países para tomar a melhor decisão, prometeu a organizadora Daniela Ronchetti.
“Depende muito daquilo que o intercambista quer fazer. O Canadá é muito procurado para cursos de inglês, porque o dólar canadense custa menos que o americano. Entre os estudantes de hotelaria, por exemplo, a Suíça tem maior procura.”
Somente em 2017, 40 mil brasileiros iniciaram estudos em escolas e universidades com cursos superiores, aponta a organização da Eduexpo.
Confira o passo a passo de Daniela Ronchetti, organizadora do evento, para não errar na escolha da escola e do país de intercâmbio:
- Perguntar à escola quantos brasileiros estudam no local: Escolas de idiomas com muitos compatriotas pode prejudicar o aprendizado, pondera Daniela. “O aluno tende a falar português com os colegas, mesmo estando em outro país”, comentou.
- Verificar se a escola ou faculdade é credenciada pelos órgãos de educação do país: Para isso, o aluno deve procurar o consulado ou a embaixada. “O departamento de educação de cada país pode passar essa informação”, indicou Daniela.
- Escolher a cidade de acordo com seus gostos: Suas preferências precisam ser levadas em conta, afirmou a organizadora do evento. “Se você não gosta de frio, por exemplo, não escolha um destino com inverno rigoroso.”
- Estudar a cidade que escolheu antes de embarcar: Antecipe-se. Leia mapas e veja dicas para não perder tempo na chegada. “A ideia é que você aproveite sua experiência ao máximo. Quando você estuda o destino antes, consegue ter uma ideia melhor sobre o local”, aconselhou Daniela.
Veja a lista de países que terão expositores no evento:
- África do Sul: universidade;
- Austrália: escola e órgão do governo local;
- Canadá: escolas e universidades;
- França: órgão do governo local;
- Espanha: escolas;
- Estados Unidos: escolas, universidades e agência de intercâmbio;
- Finlândia: embaixada;
- México: escola;
- Noruega: embaixada;
- Nova Zelândia: agência;
- Reino Unido: universidades e escola;
- Suíça: escolas.
Serviço
- Eduexpo
- Data: 14 de março.
- Horário: 16h às 21h.
- Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21 (Setor Hoteleiro Sul, quadra 6).
- Inscrições gratuitas: pelo site do evento.