Oportunidade de praticar atividades físicas gratuitamente é válida para crianças, jovens, adultos e idosos, com e sem deficiência. Inscrições começam em 3 de abril e primeiro sorteio está previsto para o dia 6
A partir de 3 de abril, pessoas de todas as idades podem se inscrever para concorrer gratuitamente a uma vaga nas dezenas de modalidades esportivas disponíveis nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal. Há opções de esportes individuais e coletivos para crianças a partir de 4 anos, jovens, adultos e idosos. No período da noite, as unidades são abertas para adultos. Pessoas com deficiência também contam com amplo atendimento especializado, com foco no desenvolvimento físico, motor, social e afetivo. A partir de uma avaliação funcional, que define a capacidade individual de cada pessoa com deficiência, é identificado o esporte mais adequado para lhe proporcionar a oportunidade de mostrar seu potencial.
Cada unidade esportiva tem uma oferta específica de aulas. Os interessados devem comparecer ao Centro mais próximo, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 17h, para preencher a ficha de inscrição e participar do sorteio. O primeiro sorteio de vagas está previsto para a primeira semana de abril e será aberto ao público. A divulgação do resultado ocorrerá na semana seguinte e aqueles que forem sorteados devem ir ao Centro entregar a documentação para efetivar a matrícula em até dez dias.
Confira a documentação necessária para a realização da matrícula:
– Duas fotos 3×4
– Cópia do RG
– Comprovante de residência
– Para pessoas acima de 70 anos de idade, é necessário levar atestado médico.
– Pra crianças e jovens de 4 a 17 anos, é necessário levar também uma cópia da declaração escolar, certidão de nascimento, identidade e CPF do responsável. E, caso o responsável não seja o pai ou a mãe, levar o documento de guarda ou a autorização do Conselho Tutelar.
Os alunos matriculados nos Centros Olímpicos e Paralímpicos ainda têm acesso a uma série de eventos esportivos, comemorativos e cursos de qualificação social. Outro serviço disponível é o programa Futuro Campeão, voltado para a transformação de jovens talentos em atletas de rendimento. As seletivas são realizadas semestralmente e abertas a toda a comunidade do Distrito Federal. O objetivo é formar atletas que possam representar Brasília em campeonatos regionais, nacionais e até internacionais. Entre os benefícios do Futuro Campeão, estão técnicos especializados, ampla estrutura, auxílio transporte e lanche. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, em parceria com entidades como a Fundação Assis Chateaubriand.
Modalidades disponíveis por Centro Olímpico e Paralímpíco (COP):
NATAÇÃO, KARATÊ, TÊNIS, FUTSAL, JUDÔ, FUTEBOL SOCIETY, ATLETISMO, BASQUETE, VOLEI, ATIVIDADE ORIENTADA E HIDROGINÁSTICA
COP SOBRADINHO:
ATLETISMO, BASQUETE, HANDEBOL, FUTEBOL SOCIETY, FUTSAL, KARATÊ, VOLEIBOL, GINÁSTICA LOCALIZADA, ATIVIDADE FÍSICA ORIENTADA, DESENVOLVIMENTO MOTOR I E II, MODALIDADES ADAPTADAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
Onde fica
Confira os endereços dos 12 Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF
– Ceilândia (Parque da Vaquejada) – QNP 21, P Norte
– Ceilândia (Setor O) – QNO 9, Conjunto 1, Lote 1
– Estrutural – Área Especial 2, Setor Norte
– Riacho Fundo I – QS 16, lote F
– Samambaia – QS 119, Área Especial, Samambaia Sul
– São Sebastião – Quadra 2, Bairro São Bartolomeu
– Sobradinho – Quadra 2, Setor Esportivo, Área Especial
– Brazlândia – Bairro Vila São José, Quadra 35, AE 22
– Gama – Área Especial, Setor Central (ao lado do Estádio Bezerrão)
– Planaltina – Setor Recreativo e Cultural Módulo Esportivo (ao lado do Restaurante Comunitário). – Planaltina
– Recanto das Emas – Entrequadra 400/600
– Santa Maria – Quadra Central 3, AE 4
Informações:
www.facebook.com/centroolimpicoeparalimpicodf
www.facbrasil.org.br
www.esporte.df.gov.br
Fonte: Correio Braziliense