Árvores caíram e ruas alagaram; volume dos reservatórios aumentou. Não há relatos de feridos.
Em apenas três dias, choveu no Distrito Federal mais da metade do esperado para todo o mês de abril. A medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) feita às 9h30 desta quarta-feira (4) registrou volume de chuva acumulado em 67,4 milímetros, pouco acima de 50% dos 133,4 mm previstos para o mês.
A precipitação colaborou para a elevação dos níveis dos reservatórios. O do Descoberto saltou de 75,9% para 76,4% – o valor de referência para o mês é de 70%. O reservatório de Santa Maria foi de 49,2% a 49,8% em apenas um dia. A referência do mês é de 50%.
Quase toda a chuva caiu na noite de desta terça-feira (3), quando choveu 48,2mm, o equivalente a mais de um terço do previsto para todos os 30 dias deste mês.
Os valores valem para a estação do Inmet no Sudoeste. As expectativas mensais foram atualizadas no fim de março, devido à mudança de comportamento do clima e, consequentemente, das chuvas observadas nos últimos 20 anos. Naquele mês, o instituto registrou chuva 15% acima do esperado.
Acidentes e alagamentos
Na madrugada de quarta, um motociclista atingiu uma árvore enquanto dirigia na 707 Sul. A planta estava caída sobre a pista após o forte temporal. O Corpo de Bombeiros chegou a enviar uma equipe ao local, mas a vítima já havia deixado o local. A corporação não soube informar se ela se feriu.
Houve registro de quedas de árvores também em São Sebastião. Uma equipe dos bombeiros passou a manhã para tirar os galhos e o tronco do meio da rua na altura da quadra 102.
Na terça-feira, houve alagamentos em ruas de todo o DF e até em escola pública do Recanto das Emas. Na pista próxima ao Estádio Mané Garrincha, dois carros da Polícia Militar foram flagrados com água até a altura das rodas.
Apesar dos transtornos, nem a Defesa Civil nem o Corpo de Bombeiros afirmaram ter recebido chamados de casos graves relacionados à chuva.
Chuvas vão continuar
Segundo o Inmet, o DF terá dias chuvosos até o fim desta primeira quinzena de abril. Depois, o volume de chuvas deve diminuir. O instituto prevê, para esta semana, pancadas de chuva e trovoadas. O tempo continua nublado a encoberto.