Até agosto, 5 mil moradores serão questionados pela SSP. Censo também vai pedir impressões sobre serviços de segurança.
Os moradores do Distrito Federal serão questionados pela primeira vez sobre a sensação de insegurança percebida por cada um. Até o fim de agosto, 5 mil moradores receberão visita de equipes da Secretaria de Segurança Pública para uma pesquisa.
No questionário, os moradores serão perguntados também sobre as características pessoais e do local onde vivem. Também serão convidados a fazer uma avaliação dos órgãos de segurança, por exemplo, comentar sobre a agilidade do atendimento emergencial da Polícia Militar e dos bombeiros e a efetividade de blitze de trânsito.
Esta é a terceira pesquisa de Segurança Pública, mas é a primeira a perguntar sobre a percepção de insegurança – que difere do crime em si. O objetivo do censo é melhorar políticas públicas para resolver o problema. As outras pesquisas foram feitas em 2015 e 2017.
“Apesar de constatarmos a redução da criminalidade, atualmente a sensação de segurança não segue a mesma tendência. Com as informações vamos poder avaliar outros quesitos que não chegam por meio das ocorrências”, explica o subsecretário de Gestão da Informação, Marcelo Durante.
Os primeiros locais a receberem os entrevistadores serão Jardim Botânico, Asa Norte, Brazlândia e Ceilândia.
Alerta
“A população deverá ficar atenta à apresentação dos entrevistadores, que estarão uniformizados e irão apresentar uma carta e o crachá de identificação. Em caso de dúvida, o cidadão poderá confirmar os dados por meio dos telefones: 3441-8668 ou 99246-0105”, informou a SSP.