Administradora do Lago Norte diz que pretende duplicar a Ponte do Bragueto e construir o primeiro Batalhão da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros na região
Há sete meses à frente da Administração do Lago Norte, Sandra Faraj Cavalcante vem desenvolvendo obras para melhorar a cidade, além de tirar projetos do papel. Em entrevista ao Jornal da Comunidade ela fala da importância de duplicar a Ponte do Bragueto para desafogar o trânsito, da regularização dos 35 quiosques e trailers na cidade que já estão com as obras iniciadas, além da construção da primeira creche pública da cidade. Sandra comenta ainda as eleições de 2014.
Como avalia os sete meses de sua gestão?
Estamos fazendo um trabalho que começou dentro da administração para fora. Nosso objetivo é sanar os problemas internos que havia. Mudamos a equipe, colocando uma mais experiente que atende o público de maneira mais rápida e eficiente. Já em setembro devemos inaugurar uma nova sede da administração do Lago Norte, onde será criada uma área exclusiva de atendimento ao público.
Nesse período, quais melhorias já foram realizadas no Lago Norte?
Revitalizamos o Parque Vivencial 2 e melhoramos o trânsito perto das escolas com a construção de quebra-molas. Estamos fazendo uma reengenharia para melhorar a entrada do lago, a fim de desafogar o trânsito. Fora isso, temos feito eventos esportivos, valorizando os atletas da região com: passeio ciclístico, campeonato nacional de surf, campeonato de moutain bord e natação ecológica. Temos valorizado a riqueza natural do lago e apoiando as federações.
Em janeiro e junho realizamos a operação terreno limpo (nas casas, terrenos e lotes vazios) na qual foram visitadas mais de cinco mil casas. Promovemos campanhas contra dengue e leishmaniose.
Realizamos um trabalho de combate a exploração sexual e bullyng nas escolas. Também revitalizamos escolas nas áreas rurais: realizando a administração itinerante, indo para a rua, anotando as queixas da população. Inúmeras operações tapa-buracos e instalamos seis novos parques infantis que já estão em funcionamento.
E para este semestre, o que está previsto?
A troca do asfalto nas ruas vicinais (das quadras internas); construção e reparos das calçadas do Lago Norte (reparos); operação de drenagem para evitar alagamentos na QL 14; construção da 1ª creche pública na QI 13 voltada para atender às pessoas que trabalham no lago e não tem onde deixar seus filhos. As obras já foram iniciadas.
Essa creche é necessária para atender aos filhos dos comerciantes e às empregadas domésticas que trabalham nas casas do lago.
Quais são as obras mais urgentes?
Temos a construção do primeiro Batalhão do Bombeiros, na QI 3. As obras já foram iniciadas e têm previsão de entrega ainda este ano.
Pretendemos iniciar também as obras para a construção do primeiro Batalhão da Polícia Militar. Além do Centro Comunitário e convivência para o Idoso.
Quais projetos estão em andamento?
Temos projetos para iniciar a urbanização do Parque das Garças e da Praia do Lago Norte. Acreditamos que este ano será o início da urbanização. Outro projeto é a duplicação e revitalização da Ponte do Bragueto, já licitado, que inicia neste segundo semestre e dará maior fluidez no trânsito.
Estamos com a liberação de instalação de 30 câmeras de segurança para serem colocadas em pontos estratégicos da cidade. Vamos instalar mais de 45 postes de iluminação e, um dos mais importantes, o projeto da segunda ponte. Em fase de estudo, ainda estamos vendo a viabilidade do projeto. Já existem alguns pontos determinados para ele.
E o projeto que regulamenta os quiosques no Lago Norte?
Estabelecemos na nossa administração que dentro de 120 dias vamos entregar o projeto de regularização dos quiosques e traileres prontos. Atualmente, são 35 quiosques na cidade. O projeto propõe um padrão estético de ocupação de área, é o Plano de Uso dos Quiosques. Vai dar mais segurança ao quiosqueiro, padronizar os quiosques e regularizar o estabelecimento deles. Depois de aprovado o decreto, eles terão um tempo para se adequar às normas estabelecidas.
A senhora é candidada a deputada distrital nas eleições de 2014?
Em 2010 eu concorri e tive uma votação acima de quatro deputados distritais eleitos, com mais de 11 mil votos. Existe uma tendência natural que eu concorra em 2014. Está sendo visto a viabilidade disso. Existe a possibilidade. Vamos esperar chegar um pouquinho mais na frente. Existe a proposta do partido, interesse das pessoas que me apoiaram em 2010. Existe muito mais motivação para eu ser do que para eu não ser.