Grupos se concentraram na Funarte, no Setor Bancário Norte e no Museu Nacional da República. Estimativa da PM é de ‘mais de 5 mil’.
A folia de pré-carnaval no Distrito Federal reuniu, pelo menos, 120 mil pessoas neste fim de semana, segundo estimativa dos organizadores dos eventos. Entre sábado (23) e domingo (24), 13 blocos cadastrados pelo GDF saíram às ruas da capital.
Todos eles contaram com monitoramento e segurança da Polícia Militar. Mas, ao contrário da estimativa dos blocos, a Polícia Militar chegou a um número menor de foliões: “mais de 5 mil” pessoas nos blocos próximos à Funarte, nos Setores Bancários Sul e Norte e próximos à Biblioteca Nacional.
Os organizadores discordam e dizem que somente no bloco Quem Chupou Vai Chupar Mais estiveram cerca de 60 mil pessoas. O público se concentrou na área externa do Museu Nacional da República das 13h às 21h de sábado (23).
O número é quase o dobro do ano passado, quando a festa atraiu aproximadamente 35 mil foliões no Setor Bancário Norte, segundo a produção.
Já o bloco Samba da Mulher Bonita, que estreou no Cruzeiro Velho, reuniu cerca de 3 mil pessoas no mesmo dia. “Foi lindo, deu gente pra caramba. Até eu me surpreendi. Foi tudo perfeito”, disse a sambista e criadora do bloco, Kika Ribeiro.
Na Funarte, os blocos Essa Boquinha Eu Já Beijei e Tutankasmona reuniram cerca de 40 mil foliões entre as 11h e as 18h, segundo a produtora Mari Mira. Esta foi a segunda vez que os blocos se juntaram para fazer uma festa só. No ano passado, a mistura atraiu cerca de 30 mil foliões.
“O carnaval de Brasília está em um crescimento exponencial”, disse a produtora. “A gente sempre trabalha muito com a segurança do folião, porque nossos blocos são feitos por mulheres e pessoas LGBTQI e atraem esse público.”
“Foi um carnaval de resultado excelente.”
No domingo (24), o Cafuçu também bateu recorde de público com cerca de 20 mil pessoas, segundo o organizador, Lucas Formiga. “Foi um grande sucesso de público, tudo transcorreu bem, cumprimos com toda a programação e o evento foi muito diversificado.”
Com o crescimento do bloco, a área de ocupação do Cafuçu dentro do Setor Bancário Norte foi cercada e policiais fizeram a revista dos foliões que entravam – a Polícia Militar informou ter deslocado cem militares para o local.
“Nesse ano, aumentamos tudo: segurança, banheiros, ambulâncias. O evento está crescendo e, como é um evento público, tem que ter policiamento ostensivo”, disse Formiga.
A estimativa de público da PM para este bloco foi de 3 mil foliões. A Secretaria de Cultura prevê cerca de 2 milhões de pessoas nas festas do carnaval de rua até 10 de março.
Ocorrências policiais
No fim de semana, a Polícia Militar registrou quatro ocorrências por porte e uso de substância entorpecente. Foram encontrados 3,4 gramas de cocaína, 6,2 gramas de maconha e nove selos de LSD.
A PM também apreendeu 16 facas e canivetes. Cinco pessoas foram presas em flagrante – uma por furto e as outras quatro por roubo – e outras cinco foram detidas por motivos não informados. Três celulares foram recuperados.
Fonte G1