Dados do DER mostram que aparelho disparou 42.156 vezes em cinco meses. Aparelho é considerado recente e é uma das causas para quantidade de multas.
O pardal campeão de multas em rodovias do Distrito Federal em 2018 fica na marginal da Epia, na altura da Candangolândia. Dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) obtidos pelo G1 mostram que o aparelho disparou o flash 42.156 vezes em apenas cinco meses.
Este pardal é relativamente novo. Começou a operar em agosto de 2018, junto com outras 23 máquinas instaladas pelo DER na metade do ano passado.
Isso significa que o pardal da Candangolândia registrou uma média de 8 mil multas por mês – o equivalente a 11 infrações por excesso de velocidade a cada hora.
Em apenas cinco meses de funcionamento, este pardal recordista da Epia superou o segundo colocado no ranking do DER, mesmo ele tendo “trabalhado” o ano inteiro.
O vice-campeão fica na EPNB, onde tem faixa exclusiva, no sentido Samambaia: ao longo de 2018, ele fez 33.103 autuações.
A multa por exceder a velocidade da pista vai de R$ 130,16 a R$ 880,41, e o motorista pode pegar até sete pontos na carteira de habilitação.
O que diz o DER?
De acordo com a assessora de trânsito do DER, Graziela Portela, não há problema na máquina da Epia. Mesmo a pista sendo sinalizada com pelo menos três placas alertando sobre o pardal, ela aponta duas explicações para a grande quantidade de multas.
“É um pardal novo. As pessoas não estão acostumadas com esse equipamento lá. E como ele é novo, tem muita gente desatenta. Outro motivo é porque ele fica logo na saída de uma via expressa, a 80 km/h, e o motorista entra na marginal a 60 km/h sem reduzir a velocidade”, explicou.
De acordo com o DER, isso explica o porquê de instalar o pardal naquele ponto. “O equipamento foi instalado em razão disso, da imprudência de motoristas e possíveis riscos de acidentes. É mais uma prova da necessidade do equipamento”, continuou Graziela.
Segundo ela, não existe interesse arrecadatório por trás deste pardal. Como iniciativa para tentar reduzir a quantidade de flagrantes de alta velocidade nesta pista, ela afirma que o órgão estuda outras formas de conscientização e mais sinalização para alertar sobre a velocidade da via.
Top 3
- DF-003 (Epia) km 21,1 sentido Norte, altura da Candangolândia, marginal: 42.156
- DF-075 (EPNB) km 7,4 sentido Riacho Fundo/Samambaia, faixa exclusiva: 33.103
- DF-075 (EPNB) km 2,2 sentido Núcleo Bandeirante/Riacho Fundo, faixa exclusiva: 22.195