As pessoas que pretendem ter a carteira de habilitação vão ter, em breve, presenças nas aulas práticas controlados pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF). O novo sistema de coleta de dados biométricos deve ser implementados até o final do ano nas sedes do órgão, para depois serem instaladas nas clínicas e autoescolas credenciadas, de acordo com o chefe de unidade de controle interno do Detran-DF, Edson Wagner Barroso.
Para a estudante Marília Pimenta Brito, candidata à motorista, a medida é positiva, pois será uma forma de fiscalização para que os motoristas e também as autoescolas realizem a quantidade de aulas que são obrigatórias pelo Detran-DF. “Hoje é por uma rubrica que os alunos afirmam que o habilitando fez a aula, por meio da biometria, isso garantirá uma maior fiscalização e segurança no processo de habitação”, explica Wagner Barroso.
Além de cadastrar os novos candidatos a motoristas, o Detran-DF deve fazer o controle de todos os condutores habilitados no período de cinco anos. O proprietário de autoescola no Setor Comercial Sul (SCS), Daniel Silva, afirma que o processo deve ser lento, como a implementação das aulas virtuais nos simuladores, mas a medida é benéfica. “Tudo que dificulta as formas de burlar as aulas é bom”, avalia.
O instrutor de autoescola James Soares pontua que a medida não vai favorecer em nada, pois haverá uma perda de tempo muito grande para o aluno. “É uma medida desnecessária, pois o aluno já está no sistema do Detran”. Ele pontuou que a comodidade de pegar o aluno em casa e depois deixá-lo no trabalho deve acabar. “Com essa medida tanto o aluno como o instrutor terão que estar na autoescola e isso vai atrasar mais ainda as aulas”. Cada aula dura 50 minutos.
Já o colega de profissão José Gomes, avalia que o sistema vai facilitar o trabalho dos instrutores deixando de pegar o aluno na casa ou trabalho que muitas vezes não cumpre horário por causa do trânsito caótico. “Com isso, vão parar de fazer o carro da autoescola de táxi”. Ele afirma também que com a medida os instrutores vão poder dar mais aulas, pois terão tempo corrido. “Os instrutores estão esperando há muito tempo”, garante.
O processo licitatório será lançado em abril deste ano e a empresa vencedora terá 30 dias para implementar. Até o final deste ano todos as 13 sedes do Detran-DF terão o cadastramento biométrico.