Ele usou arma de serviço para atirar. Suspensão, por 12 dias, foi decidida quase um ano depois da ocorrência.
A Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal determinou o afastamento, por 12 dias, de um agente penitenciário que atirou contra um veículo em abril do ano passado durante uma discussão no trânsito. A ordem foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (28), quase um ano depois da ocorrência.
Segundo o processo, Danniel de Pinho Ribeiro usou a arma de serviço para atirar, duas vezes, contra a janela de um carro. O motorista do veículo, Francélio Ferreira, não foi baleado, mas ficou ferido pelos estilhaços do vidro.
O processo de apuração da conduta do servidor foi instaurado quatro meses após o caso, em agosto de 2018. Entre as infrações cometidas pelo servidor está o “descumprimento do dever destinado ao cargo” e a “falta de compatibilidade com a moralidade administrativa”.
Sansão disciplinar e desconto no salário
Diário Oficial do DF publica suspensão, por 12 dias, do agente de atividades penitenciárias Danniel de Pinho Ribeiro — Foto: DODF/Reprodução
A suspensão do servidor público Danniel de Pinho Ribeiro é considerada uma “sansão disciplinar”. De acordo com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), “as sanções aplicadas estão de acordo com o regime disciplinar previsto na Lei Complementar Distrital nº840/2011”.
A Sesipe informou ainda que os 12 dias de suspensão serão descontados do salário do servidor. O G1 não localizou o agente penitenciário.
Fonte G1