Em homenagem ao aniversário de 59 anos de Brasília, uma exposição no Palácio do Planalto quer mostrar o cotidiano da Esplanada dos Ministérios – centro do poder no país. A mostra “Pela Esplanada” é gratuita e fica em cartaz até 19 de abril (veja programação).
As imagens são da fotógrafa Naiara Pontes, que se considera “parte dessa engrenagem”. Ela trabalha na região e, para montar o acervo, reuniu cerca de 40 registros do vai e vem no local.
Com um olhar sensível, em meio ao cenário duro de decisões políticas, a artista retrata o dia a dia desse espaço, que é também o local de trabalho para cidadãos comuns. Para a fotógrafa, são essas pessoas que dão vida e humanizam as estruturas de governo ali existentes.
“Nesta série, o destaque é para pessoas, arquitetura e natureza, trazendo novas cores e formas”, diz.
A fotógrafa
Mostra “Pela Esplanada” da fotógrafa Naiara Pontes fica em cartaz até 19 de abril. — Foto: Jacqueline Lisboa
Natural de Brasília, Naiara Pontes, de 34 anos, trabalha com o mundo das imagens desde 2014. Durante os cinco anos de sua trajetória artística, ela já passou pelo universo da fotografia artística, social e de eventos.
Servidora pública, Naiara trabalha na equipe de Relações Públicas da Secretaria-Geral da Presidência – órgão que produziu e idealizou a mostra.
“O que me motivou foi a minha rotina nos espaços de poder, por trabalhar como fotografa no Palácio. Passava todo o dia com pessoas importantes e muitas vezes não me via nelas, e comecei a observar que a Esplanada não é somente poder, mas a força motriz são pessoas comuns e simples que fazem o trabalho duro”.
Céu de Brasília visto da Esplanada dos Ministérios — Foto: Naiara Pontes/Divulgação
Programe-se
Exposição ‘Pela Esplanada’
- Data: de 1º a 19 de abril
- Hora: 11h às 16h
- Local: Palácio do Planalto – corredor de ligação dos anexos (andar superior)
- Entrada Franca