O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite de quinta-feira 4, durante transmissão ao vivo no Facebook, que o pagamento do 13° salário para beneficiários do Bolsa Família será anunciado na semana que vem. A medida já tinha sido confirmada pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra. Seu custo é estimado em 2,5 bilhões de reais pelo governo.
Segundo a coluna Radar, além do 13º, o presidente também vai ampliar e mudar o nome do programa, que foi criado no governo Lula em 2003.
De acordo com Bolsonaro os recursos da ação vêm do “combate à fraude”. Medida Provisória (MP) 871, publicada em 22 de fevereiro no Diário Oficial da União, conhecida como MP do pente-fino, está analisando e revisando cerca de 3 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A MP 871 é válida por 120 dias. Se não for aprovada no Congresso, ela será revogada.
“Vamos continuar esse trabalho muito cansativo porque tem que pegar um a um, fazer cruzamentos, mas está dando resultado e o 13º está garantido para o pessoal do Bolsa Família no final do ano”, declarou o presidente.
A implementação do 13° para beneficiários do Bolsa Família está entre as 35 metas do governo para os primeiros 100 dias.