Tem circulado no Facebook uma imagem compartilhada por um perfil falso do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, com ataques ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
A mensagem afirma que o Brasil está “parado” por causa de Maia, chama-o de “imbecil” e diz ainda que ele não é brasileiro – referência ao fato de o democrata ter nascido no Chile durante o exílio de seu pai, César Maia, em 1970. Por fim, pede #ForaMaia.
Publicado em 23 de maio, o boato foi compartilhado cerca de 8.600 vezes até esta segunda-feira, 27:
O perfil que publicou a imagem com ofensas ao presidente da Câmara, como já informado, é um “fake”, não administrado por Marcelo Bretas. Trata-se de uma página bastante ativa na rede social, que amealhou 8.377 seguidores em menos de um mês de existência.
As postagens da página “Marcelo bretas” (assim mesmo, com “b” minúsculo) costumam ser de conteúdos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, ao governo e à Operação Lava Jato, intercaladas com ataques a membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso – daí as críticas a Rodrigo Maia, um dos principais alvos dos bolsonaristas ultimamente.
Usuário do Twitter e do Instagram, onde posta com frequência, Bretas não tem perfil no Facebook.
A única publicação do juiz da Lava Jato do Rio sobre as manifestações pró-Bolsonaro, neste domingo, 26, foi um tuíte no qual ele escreveu que “manifestações populares pacíficas são legítimas, afinal ‘todo poder emana do povo’. Resta saber se a voz das ruas será bem compreendida”.
Também por meio de seu perfil no Twitter, o próprio Bretas desmentiu nesta segunda-feira que seja ele o autor da postagem com ataques a Maia. “Aviso de #fakenews: É FALSA a publicação a mim atribuída no post abaixo”, tuitou o magistrado.
Aviso de #fakenews:
É FALSA a publicação a mim atribuída no post abaixo. pic.twitter.com/UMhPRge8CO— Marcelo Bretas (@mcbretas) 27 de maio de 2019