Junho começa com programação de teatro, música e palhaçaria para o público infantil no Distrito Federal, com o espetáculo “Violinista Mosca Morta”, da Cia. Burlesca.
A apresentação estreia neste sábado (1º), no teatro do Brasília Shopping, e repete no dia 8 de junho (veja abaixo).
A peça conta a história do palhaço Seu Cocó, um músico que se esforça ao máximo para deixar tudo perfeito para sua apresentação. No entanto, o mau jeito para manipular os instrumentos faz com que tudo aconteça ao contrário do esperado.
“Trava-se, então, uma luta entre o palhaço, a mosca e sua personalidade, do começo ao fim”, revela o diretor Mafá Nogueira. Mas o palhaço não desiste.
“Ele segue até o último compasso, a última nota, o último zumbido.”
Segundo o ator e musicista Pedro Caroca, além de zombar de si mesmo, o personagem brinca com a figura do músico concertista, tipicamente sério, virtuoso e concentrado.
“A postura, a afinação, a elegância e a erudição dos grandes violinistas são satirizadas para expor a fragilidade do instrumentista.”
Dramaturgia sem palavras
Espetáculo ‘O violinista mosca morta’ — Foto: Lúcio Gomes
A escolha pela palhaçaria, do teatro físico e de uma dramaturgia sem palavras como linguagem cênica, se fez também para ampliar o alcance de público, explica o diretor.
Mafá Nogueira diz que a construção permite que adultos e crianças, independentemente da língua, da cognição e da condição auditiva conseguem apreciar o espetáculo.
“É um recurso que pode ser identificado numa das referências artísticas do intérprete, o célebre ator Rowan Atkinson, o Mr. Bean.”
O Violinista Mosca Morta estreou em abril de 2019, dentro da programação do 9º Festival de Teatro de Ubá, em Minas Gerais, e recebeu indicação ao prêmio de melhor ator e melhor de direção de espetáculo infantil. Recentemente foi selecionado para participar do 7º Festival Cultural no Gama-DF.
Programe-se
O Violinista Mosca Morta
- Data: 1 e 8 de junho
- Horário:11h
- Local: Teatro Brasília Shopping
- Ingressos: R$ 15,00 (meia) e R$ 30,00 (inteira)
- Vendas na bilheteria do teatro, 1h antes de cada sessão
- Classificação: Livre