Imagens divulgadas nesta sexta-feira (14) mostram as difíceis condições enfrentadas por pacientes internados no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no Distrito Federal. As fotos mostram pacientes alojados em corredores, além de mofo no teto da unidade.
Os registros foram feitos durante vistoria realizada pelo deputado distrital Leandro Grass (Rede) na unidade, na quinta-feira (13). Após a visita, realizada uma semana após a exoneração do ex-diretor do hospital, o parlamentar pediu ao Tribunal de Contas do DF que faça uma auditoria no hospital.
Pacientes no Hospital Regional de Ceilândia — Foto: Jr. Rosa/Deputado Leandro Grass
Questionada , a Secretaria de Saúde do DF culpa o governo anterior pela situação (veja íntegra abaixo). “Esta é apenas uma das inúmeras dificuldades deixadas pela gestão passada. A atual gestão da pasta está tomando todas as providencias para melhorar o atendimento à população do Distrito Federal”.
Nas imagens, pacientes aparecem amontoados nos corredores do HRC. Veja galeria abaixo:
Pacientes dividem leito no HRC — Foto: Jr. Rosa/Deputado Leandro Grass
Mulher deitada em corredor no Hospital Regional de Ceilândia — Foto: Jr. Rosa/Deputado Leandro Grass
Teto com mofo no HRC — Foto: Jr. Rosa/Deputado Leandro Grass
Corredor lotado de pacientes no HRC — Foto: Jr. Rosa/Deputado Leandro Grass
Pacientes no Hospital Regional de Ceilândia — Foto: Jr. Rosa/Deputado Leandro Grass
Durante a vistoria, pacientes denunciaram falta de infraestrutura e escassez de médicos no acompanhamento aos pacientes. Na quinta-feira (13), segundo os responsáveis pela visita, apenas um médico cuidava de toda a lotação na internação.
“É um absurdo, um descaso, o que o governo está fazendo com a população do DF”, afirmou o deputado Leandro Grass.
A Secretaria de Saúde, por sua vez, afirma que está trabalhando para melhorar a situação e que aposta no Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do DF (Iges-DF) como uma saída. Confira nota na íntegra abaixo:
A Secretaria de Saúde informa que esta é apenas uma das inúmeras dificuldades deixadas pela gestão passada. A atual gestão da pasta está tomando todas as providencias para melhorar o atendimento à população do Distrito Federal. Uma das medidas tomadas foi a criação do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), que já melhorou o atendimento no Hospital de Base e Hospital de Santa Maria.
Infelizmente, o deputado Leandro Grass votou contra a ampliação do instituto. A situação registrada no HRC é somente mais um dos problemas que a atual gestão está trabalhando para solucioná-los o mais rapidamente possível.
Com a ampliação do modelo de gestão do Iges-DF para as seis Unidades de Pronto Atendimento e para o Hospital Regional de Santa Maria, o instituto já realizou processo seletivo para preencher 2,4 mil vagas, para essas unidades, além do HB, que permitirá preencher as escalas garantindo melhor atendimento.
Os profissionais estatutários que decidiram não permanecer no Iges-DF serão realocados em outras unidades reforçando o quadro de pessoal.
Também houve contratação de médicos, enfermeiros e outros profissionais aprovados em concurso. Eles têm até o próximo dia 18 para tomar posse.
Exoneração de diretor
A vistoria ocorreu uma semana após a nomeação de um novo diretor para o Hospital Regional de Ceilândia. Marcos da Silva Bersannetti foi escolhido para substituir Renato Sérgio de Medeiros, que teve a exoneração publicada no dia 7 de junho.
Segundo a Secretaria de Saúde, no entanto, Medeiros nunca atuou na função. Em nota, a pasta afirma que “a publicação no DODF apenas formalizou que o servidor não tomou posse no cargo ao qual foi designado e, com isso, o ato da sua nomeação torna-se sem efeito”.
Ele foi o sexto diretor de hospital da rede pública exonerado desde o início da gestão Ibaneis Rocha (MDB). Até esta sexta-feira (14), já foram oito. Confira a lista dos exonerados:
14 de junho: Sávio Ananias Agresta, do Hospital Regional de Taguatinga
7 de junho: Renato Sérgio de Medeiros, do Hospital Regional de Ceilândia
7 de junho: Josinaldo da Silva Cruz, do Hospital Regional na Asa Norte (Hran)
6 de junho: André Luiz Zamuner, do Hospital Regional do Gama (HRG)
15 de maio: Cláudia Gomes dos Reis, do Hospital Regional de Sobradinho (HRS)
28 de março: Igor Silveira Dourado, do Hospital Regional de Santa Maria
20 de março: Gustavo Bernardes, do Hospital Regional na Asa Norte (Hran)
19 de março: Valterdes Silva Nogueira, do Hospital Regional de Brazlândia (HRBz)