Fugir da zona de rebaixamento e, por tabela, apagar qualquer resquício da goleada sofrida para o Corinthians. Esta é a missão do Flamengo, que entra em campo no Maracanã para enfrentar o Vitória, nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), pela 18ª rodada do Brasileirão. Se a classificação na Copa do Brasil, diante do Cruzeiro, teria motivado o elenco rubro-negro nos dias que antecederam o confronto com os corintianos, conforme disseram Elias, Mano Menezes e André Santos, chegou a hora do efeito contrário.
Mesmo três dias depois, a derrota de domingo no Pacaembu ainda castiga o pensamento dos jogadores, que sabem: apenas um triunfo contra os baianos levará a tranquilidade de volta ao Ninho do Urubu. Chicão admite que o 4 a 0 ainda não foi bem digerido e pede que o Fla saiba lidar com os altos e baixos que têm marcado a campanha no Brasileirão.
– Temos conversado bastante. É uma situação chata, uma derrota por 4 a 0 que ainda está incomodando. Temos que fazer o nosso papel e esquecer as outras equipes. É preciso esquecer o que passou. Infelizmente, aconteceu. A vitória sobre o Cruzeiro mexeu muito com o lado emocional. Temos alternado os jogos, as derrotas têm acontecido e temos que lidar com essa situação.
Ainda no vestiário do Pacaembu, Mano comparou o momento atual do Flamengo com o do Corinthians de 2008, quando ainda brigava para retornar para Série A. Chicão fez coro com o treinador:
– Em 2008, passamos por isso (altos e baixos) no Campeonato Paulista e não nos classificamos nem para fase final. Acontece. Temos que sair disso e colocar o Flamengo lá em cima na tabela.
Para voltar a vencer, o zagueiro rubro-negro conta com o apoio do torcedor. Com a partida com o Cruzeiro como exemplo, Chicão pede o retorno da parceria para que o Fla não fique ainda mais próximo da zona de rebaixamento.