No encerramento do Funn Festival, neste domingo (30), a queima de fogos de artifício terminou em explosão. Após oito semanas de programação em uma área de 29 mil m² montada dentro do Parque da Cidade de Brasília, o evento comemorava o fim da 3ª edição com o show surpresa de pirotecnia.
No entanto, ainda no começo da queima, quando o público se distraía com as luzes coloridas no céu, a base de explosivos detonou de uma vez. A explosão foi gravada por uma pessoa que estava no local (veja abaixo) e circulou pela internet.
No vídeo, é possível ouvir gritos e ver a movimentação agitada do público. Ao final, um estilhaço de pólvora atinge o capô de um carro, usado como elemento cenográfico dentro da arena do festival.
A empresa Funn Entretenimento, responsável pelo evento, afirmou em nota que “houve uma falha na queima de alguns artefatos que estavam no chão” e que o produto “veio com defeito de fábrica”.
Uma artista que trabalhava no local como animadora disse ao G1 que estava próximo ao cordão de segurança quando viu a explosão. Segundo ela, que não quis se identificar, os estilhaços dos fogos chegaram a atingir algumas pessoas.
“Todos saíram correndo gritando, foi um grande susto. Até onde eu sei ninguém saiu ferido, mas foi realmente assustador e muito perigoso. Por sorte não se tornou uma tragédia.”
A produtora disse que não houve feridos graves e que uma equipe médica prestou os socorros necessários. “Apesar do susto, o episódio foi isolado, contido rapidamente e a programação seguiu sem demais problemas”, diz a nota.
O Corpo de Bombeiros informou à reportagem que não foi acionado para atender à ocorrência.