No próximo domingo, Taguatinga vai receber mais uma edição do Projeto Domingo Bom! O evento reúne shows musicais, poesia, contação de histórias, agricultura familiar, gastronomia e outras atrações para contemplar todas as idades. A primeira edição ocorreu em 16 de junho, e teve show da banda Pé de cerrado.
A produtora cultural independente, Luciana Ribeiro, 39, está à frente do projeto. Ela conta como foi feita a escolha da programação do evento. “As atrações foram escolhidas para atender a demanda do público diverso que o Domingo Bom atrai e que representam o pertencimento cultural da nossa cidade”, diz. O evento pretende estimular um domingo em comunidade, onde crianças, adolescentes, adultos e idosos possam frequentar.
Entre as principais atrações, a banda Som de Papel chama a atenção pela proposta. O conjunto trabalha com instrumentos feitos de papelão e materiais recicláveis, e, de acordo com Luciana, “faz um som muito bom”. Para ela, essa consciência ecológica e criativa tem tudo a ver com o projeto.
Com estilos musicais para todos os gostos, o Domingo Bom! terá músicos que fazem parte da história musical de Taguatinga, como Alexandre Prates e convidados, que farão uma homenagem a João Gilberto, à cantora Anne Baylor, que vai apresentar interpretações de MPB e bossa nova, e à banda Ventos urbanos, com apresentações para agradar aos amantes de pop rock dos anos 1980 e 1990.
O projeto ocorre no maior parque de Taguatinga. Com quase 90 hectares, pista de cooper e ciclovia, quadras esportivas, equipamentos de musculação, playground, ginásio coberto e churrasqueiras, o Taguaparque fica no coração da região.
A produtora acredita que o ambiente, que é amplo e aberto ao público, precisa ser ocupado com mais ações de lazer para a família. Ela diz que a escolha do parque para realizar o evento foi, além da ocupação criativa, a localização privilegiada. “O Taguaparque é um local estratégico, de fácil acesso dos moradores de várias regiões de Taguatinga e entorno”, afirma.
O Projeto Domingo Bom! surge para estimular a economia criativa em Taguatinga. Por ser um projeto social realizado sem verba pública, propõe a colaboração entre a administração de Taguatinga, a comunidade, os empresários locais, os artesãos e os agricultores familiares, para agregar lazer, diversão, boa música e um bom evento para todas as famílias que participam.
E as parcerias não param. Essa semana, a produção fechou um acordo para firmar parceria com a Regional de Ensino, a fim de apresentar o Festival de Música dos alunos no projeto. O evento, que começou a ser realizado em 2019, ocorrerá uma vez por mês no Taguaparque, nos meses fora do período de chuva do Distrito Federal.
Projeto Domingo Bom!
Administração do Taguaparque (Taguatinga, entrada pelo Pistão Norte). Domingo (21/7), das 10h às 18h. Entrada: 1 kg de alimento não perecível. Classificação indicativa livre.