Começa em Brasília, nesta terça-feira (6), o 3º Fórum de Medicina Personalizada. Também chamada de medicina de precisão, ela busca prever quais as doenças uma pessoa poderá ter, a partir do seu mapeamento genético.
O fórum é aberto a profissionais de saúde, pacientes e ao público interessado no tema. O objetivo é discutir os desafios que precisam ser enfrentados para que esse tipo seja uma realidade para os pacientes com câncer do Sistema Único de Saúde (SUS), explicam os organizadores.
Como a constituição genética de cada pessoa é única, as doenças e repostas aos tratamentos também são diferentes. Durante o encontro, especialistas deverão falar sobre as possibilidades que a medicina personalizada traz nas ações de prevenção e no diagnóstico precoce do câncer.
O câncer
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer será a primeira causa de morte no Brasil e no mundo em 2030. No Brasil, estima-se que haja 324 mil novos casos anualmente.
Enquanto isso, o desenvolvimento de novas tecnologias para tratamento oncológico está cada vez mais veloz, afirmam os pesquisadores. Para o oncologista Marcelo Cruz, o país tem potencial de utilizar todos os benefícios que a medicina personalizada pode oferecer.
Para o médico, é preciso integrar esforços de pesquisadores e financiadores para avançar. Ele também defende o desenvolvimento de políticas públicas e o trabalho das agências reguladoras para haver integração e resultados práticos para os pacientes.
Painéis do III Fórum de Medicina Personalizada
-
“A nova cara do câncer no Brasil e a Medicina Personalizada e de Precisão”, com o médico oncologista, Marcelo Cruz.
“Como a medicina personalizada e as novas tecnologias podem ajudar a expandir o olhar, seja na detecção precoce ou no tratamento”, com o médico oncologista Igor Morbeck.
“O avanço da Medicina Personalizada e de Precisão não tem volta. Como construir uma linha de cuidados para o câncer levando em consideração os desafios que agora são globais?” com o médico oncologista Rodrigo Guindaliini.Serviço
III Fórum de Medicina Personalizada
- Data: 6 de agosto
- Horário: das 8h às 17h
- Local: Fiocruz – Brasília (DF)
- Endereço: Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Brasília
- Inscrições pelo site