Uma “evolução” e uma versão mais “baratinha” do iPhone 5. Estas devem ser as estrelas do aguardado evento da Apple, nesta terça-feira (10), nos Estados Unidos. O iPhone 5S e oiPhone 5C, além da versão final do sistema operacional móvel iOS 7, vão ser revelados em meio a uma grande expectativa do mercado.
O cenário não é dos mais favoráveis para a Apple. Afinal, o Android cresce cada vez mais e a sua principal rival, a Samsung, vem lançando aparelhos top de linha com inovações e hardware avançados. Outras empresas, como LG, Sony, Nokia e HTC, também estão em busca de seu espaço. Por isso, o evento é visto como crucial para Tim Cook e cia.
A expectativa é de que não haja outros dispositivos, além dos novos iPhones, no máximo uma Apple TV, e que a Apple já anuncie todos os detalhes, incluindo data e preço dos aparelhos, nesta terça-feira.
O convite colorido para o evento foi o detalhe que faltava para a confirmação do iPhone 5C, cujo nome, com a letra “C”, pode significar justamente “Color” (cor) e ainda “Cheap” (barato). Afinal, estas são as principais características do modelo: um smartphone com mais opções de cores e preços mais baixos.
Fotos dele já vazaram na rede há algumas semanas nas cores azul e amarela, principalmente, mas aguarda-se que o “iPhone baratinho” seja lançado ainda em mais opções, como verde, rosa, branca e laranja. Tudo isso com uma parte traseira de plástico, apesar do layout semelhante ao do iPhone tradicional.
O gadget deve medir 124,2 x 58,4 x 7,6 mm e a tela deve manter o tamanho de quatro polegadas, com uma resolução de 640×1136 pixels. Fala-se em versões de 8, 16 e 32 GB de memória interna, com valores começando na casa de US$ 199 (cerca de R$ 480). O aparelho deve chegar ao mercado no dia 20.
Mantendo a tradição dos aparelhos “S”, o iPhone 5S não deve passar de uma pequena “atualização” do iPhone 5, com o mesmo visual, as mesmas dimensões, mas hardware um pouco melhor. As principais mudanças, segundo as recentes especulações, serão na tela, na câmera e no processador gráfico.