Operação conjunta entre o Departamento de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar resultou na autuação de 41 condutores alcoolizados. Em apenas duas horas, os militares e os agentes de trânsito flagraram o expressivo número de motoristas em Taguatinga, próximo à região de pesque-pague.
Durante a operação, batizada de Último gole, os agentes de trânsito também flagraram 11 condutores inabilitados e recolheram 18 veículos ao depósito do Detran. Além disso, um veículo com registro de roubo ou furto foi recuperado.
Ao todo, 45 profissionais, 19 veículos, uma aeronave e cinco guinchos do Detran participaram da operação. De acordo com o órgão, a ação tem objetivo de evitar que condutores alcoolizados coloquem em risco a segurança no trânsito.
O que diz a lei
O Código de Trânsito Brasileiro prevê que dirigir sob influência de álcool é considerado infração gravíssima. Quem for pego com níveis acima de 0,3 mg/litro pode ser preso, ter o veículo retido e a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por um ano.
A multa para os motoristas que cometerem a infração é de R$ 2.934,70. Em caso de reincidência em até 12 meses, a multa é dobrada e alcança o valor de R$ 5.869,40. Em 2019, a Lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca, completou 11 anos.
Levantamento do Detran, mostra que entre janeiro e novembro de 2018, 260 pessoas morreram em acidentes de trânsito no DF. Do total, 110 vítimas, mais de 40%, apresentaram resultado positivo para uso de álcool ou drogas.
Das 110 vítimas, 37 consumiram somente bebida alcoólica, 49 drogas e 24 as duas substâncias. Dos acidentes, 11 eram pedestres, seis condutores de automóveis, cinco motociclistas, um ciclista e um passageiro.