As empresas de telecomunicações dos Estados Unidos (EUA) informaram que vão atrasar o lançamento da rede 5G nas proximidades dos aeroportos.
A Verizon e a AT&T, principais provedores de interno do país, vão suspender temporariamente a implantação da tecnologia, segundo o comunicado divulgado pelas empresas na terça-feira 18.
“Concordamos voluntariamente em adiar temporariamente, à medida que continuamos a trabalhar com a indústria da aviação para fornecer mais informações sobre nossa implantação de 5G, uma vez que eles não utilizaram os dois anos que tiveram para planejar responsavelmente esta implantação”, disse um porta-voz da AT&T.
O presidente Joe Biden agradeceu à Verizon e à AT&T por sua decisão de adiar a implantação.
“Este acordo evitará interrupções potencialmente devastadoras nas viagens de passageiros, operações de carga e nossa recuperação econômica, ao mesmo tempo em que permitirá que mais de 90% da implantação de torres sem fio ocorra como planejado”, disse Biden.
Tecnologia 5G pode gerar ‘caos’ em aeroportos
A decisão foi tomada depois que os presidentes de dez companhias aéreas alertaram sobre um possível “caos” que representaria a ativação da tecnologia das redes de 5G nas proximidades dos aeroportos norte-americanos.
“Escrevemos para pedir urgentemente que a rede 5G seja implementada a partir de 19 de janeiro em qualquer local, exceto a três quilômetros das pistas de aeroportos, como foi definido pela autoridade de aviação federal”, destacou o comunicado.
Segundo as companhias, a implantação do serviço poderia gerar interrupção operacional para passageiros, transportadoras e cadeias de suprimentos. As empresas dos EUA estão preocupadas com as consequências da nova rede nos aviões devido a possíveis conflitos nos instrumentos de controle.
As companhias aéreas defendem uma pausa até que a Administração Federal de Aviação possa determinar como essa implantação pode ser realizada com segurança e sem interrupções “catastróficas”.
Fonte: R7