Órgãos do Distrito Federal montaram um plano integrado de segurança e trânsito para o show das bandas Aerosmith e Whitesnake. As apresentações ocorrem nesta quarta-feira (23), a partir das 21h, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Os portões serão abertos três horas antes do início do espetáculo, às 18h.
Agentes do Detran orientarão o acesso ao estádio e auxiliarão na travessia de pedestres. O trânsito no Eixo Monumental não será desviado. Bolsões de estacionamento no Parque da Cidade e no Palácio do Buriti são opções para quem for de carro.
Segurança
Cerca de 300 policiais militares estarão nas proximidades do estádio. O efetivo contará com 30 motocicletas, 24 viaturas e quatro bases comunitárias. Nos portões e catracas do evento ficarão 170 PMs. Quinze policiais da cavalaria estarão próximos ao local do show. A cobertura policial também se estenderá aos bolsões de estacionamento.
Outros 420 agentes de segurança privada atuarão dentro e nas imediações do Mané Garrincha para reforçar a segurança.
Os espectadores passarão por revista e não será permitida a entrada com garrafas, latas, objetos pontiagudos, armas e acessórios como soco inglês. Câmeras fotográficas e filmadoras profissionais estão vetadas.
A organização do evento recomenda que sejam usadas capas de chuva impermeáveis em vez de guarda-chuvas.
Todas as delegacias do DF funcionarão normalmente e a 5ª DP, que fica mais perto do estádio, terá o efetivo reforçado. Agentes realizarão rondas nas imediações do estádio.
O Detran atuará com 20 agentes e 10 veículos, entre viaturas, empilhadeiras e guinchos.
Trinta brigadistas e seis UTIs móveis farão o atendimento ao público do show. Eles estarão espalhados na área interna do estádio e poderão ser acionados para qualquer emergência
Todas as vias da área central de Brasília estarão liberadas na noite desta quarta. Nas proximidades do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, serão montados pontos de passagem de pedestres, tanto na via S1 quanto na N1.
A partir das 23h, a via de contorno entre o Mané Garricha e o Autódromo terá sentido único para facilitar a saída do público.
A metade do estacionamento do Estádio Nacional que fica voltada para a Torre de TV será fechada para garantir o acesso do público. Os outros 50% estarão disponíveis aos motoristas.
Os motoristas poderão usar as áreas próximas, como Funarte, Torre de TV, Clube do Choro e Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O estacionamento norte, voltado para o autódromo, será destinado a pessoas com deficiência e idosos.
Haverá um bicicletário com 200 vagas atrás do Centro de Convenções, próximo à Funarte. As linhas de ônibus que dão acesso ao Estádio Nacional de Brasília via Eixo Monumental funcionarão normalmente.
Os espectadores contarão ainda com um ponto fixo de táxi em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães.