As primeiras notas de corte parciais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 foram disponibilizadas à 0h desta quarta-feira (16), na página do programa.
Para consultá-las, é preciso selecionar um curso e uma modalidade (ampla concorrência ou algum tipo de cota social):
Se o candidato estiver logado no site, ele verá também qual a sua posição na lista dos que já se inscreveram.
Por exemplo: um estudante que tenha média de 760 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, nos critérios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), digita “medicina” na busca. Ele vê que, no campus de Natal, a nota de corte parcial para ampla concorrência é 859,53:
São 49 vagas. Isso quer dizer que, de todos os que se inscreveram neste curso até 0h de quarta-feira, a 49ª nota mais alta era justamente 859,53. Por isso, ela é considerada a nota de corte parcial.
Se o candidato digitar sua senha, verá no sistema qual a sua colocação: como ele tirou 760 pontos, no momento, está em 150º lugar (exemplo fictício).
Caso ele deseje trocar de curso e escolher um cuja nota de corte parcial seja mais baixa, basta mudar sua inscrição. É possível fazer essas alterações quantas vezes quiser, até sexta-feira, quando o processo do Sisu é encerrado. O sistema vai considerar a última marcação feita.
Exatamente por ser um processo seletivo dinâmico, as notas de corte parciais são flutuantes. Sempre à meia-noite, o Ministério da Educação (MEC) atualiza esses balanços.
Nesse exemplo da UFRN: mais estudantes podem optar por esse curso durante esta quarta-feira. Se eles tiverem um desempenho ainda melhor no Enem, a nota de corte de 859,53 vai subir. Por outro lado, se alguns desistirem ou trocarem de opção, ela pode cair.
Ou seja: todos os dias, até sexta-feira, fique atento a essas notas de corte parciais.
- Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
- Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
- Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
- Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
- Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março
Fonte: G1