Ao encontrar um tubarão, a reação da maior parte das pessoas seria apenas uma: fugir. Mas o fotógrafo Todd Bretl garante que, para uma relação amigável com eles, é preciso fazer justamente o contrário e nadar tranquilamente na direção do animal. O profissional, que vive nas ilhas Bermudas, pratica mergulho desde criança e é especializado em registrar a vida marinha.
Para as fotos, ele não utiliza nenhum equipamento de segurança, nem sistema de aproximação digital. Isso quer dizer que Todd realmente nada lado a lado das feras dos mares. Ele nunca sofreu acidentes e garante que sequer presenciou um comportamento agressivo de tubarões.
Segundo Todd, o importante é manter a calma e, é claro, escolher bem o tipo de tubarão para se aproximar. Ele evita os brancos – o maior peixe predador do mundo – e os makos – os mais rápidos. A maior parte de suas fotos foi feita nas Bahamas, onde as espécies são menos perigosas, como o tímido limão ou o curioso tigre. Mesmo assim, se irritados, eles podem atacar. O profissional simplesmente entra na água e espera os animais chegarem. Como não é preciso mergulhar muito fundo, Todd pode passar o dia todo cercado por criaturas marinhas, apenas esperando pelo clique perfeito.
foto:(Todd Bretl)