O saque para quem solicitou o benefício do DF Social está liberado a partir desta sexta-feira (25/2). Assim, os favorecidos que estão com o dinheiro na conta e, com o cartão em mãos, podem sacar o benefício de R$ 150. O novo programa do Governo do Distrito Federal (GDF), gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), atende 51.520 famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, inscritas no Cadastro Único.
Quem perdeu o prazo pode retirar o cartão nas agências do BRB a partir da próxima quinta-feira (3/3). Para saber quando e onde retirar o documento, o beneficiário deve acessar o site do GDF Social e comparecer à agência bancária, somente na data agendada, portando documento com foto.
“As famílias que, por algum motivo, perderam o prazo para retirar o cartão do DF Social não precisam se preocupar. A partir desta sexta, o beneficiário pode fazer movimentações bancárias via Pix pelo aplicativo BRB Mobile, pagar boletos ou sacar o dinheiro em qualquer posto do BRB Conveniência”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.
Para confirmar se você está entre os beneficiários do DF Social, é necessário acessar o site GDF Social, informar CPF e data de nascimento. Após esse procedimento, aparecerá uma mensagem dizendo se a pessoa está ou não na lista. Caso seu nome não apareça é preciso agendar atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) pelo 156 ou pelo site da Sedes.
A responsável pela pasta reforçou a importância do benefício para as famílias em situação de vulnerabilidade. “Com o fim do DF Sem Miséria, após a extinção do Bolsa Família, foi preciso desenhar um novo programa, que permitisse manter o auxílio aos beneficiários que vivem em condição de extrema pobreza no DF”, falou.
Auxílio
O Plano DF Social foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em dezembro DE 2021. O pacote prevê seis benefícios – DF Social, DF Brincar, Incentiva DF, Agentes da Cidadania, Agentes de Cidadania Ambiental e DF Alfabetização – e tem o objetivo de fortalecer famílias que sofreram diretamente com os efeitos econômicos da pandemia da covid-19.
Para adquirir o DF Social, o cidadão precisa preencher os seguintes requisitos: estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar per capita mensal igual ou inferior a meio salário mínimo, ser correntista do BRB e morar no Distrito Federal.
Fonte: Correio Braziliense