A decisão da farmacêutica Sanofi Medley de retirar do mercado três medicamentos para pressão alta que têm como princípio ativo a losartana levantou uma série de questionamentos sobre a segurança do medicamento, inclusive sobre a possibilidade de causar câncer em pacientes.
De acordo com o próprio laboratório, o medicamento foi retirado do mercado como uma medida de precaução porque foram encontradas impurezas mutagênicas nos remédios. Essas impurezas são chamadas de nitrosaminas, mas apareceram em níveis muito baixos nas formulações.
O cardiologista Celso Amodeo, integrante do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), esclarece que a presença das nitrosaminas, no entanto, não é suficiente para que os medicamentos sejam taxados de cancerígenos. Além disso, de acordo com ele, a quantidade de nitrosaminas encontrada nas formulações da Sanofi Medley era muito baixa.
As nitrosaminas são impurezas comumente encontradas na água, em alimentos defumados e grelhados, laticínios e vegetais. O risco associado ao câncer está relacionado a um consumo prolongado e em grande quantidade. “O consumo frequente de alimentos defumados, por exemplo, aumenta o risco de desenvolvimento de cânceres, mas não é claro qual quantidade representa risco à saúde. O mesmo vale para esses medicamentos”, esclarece Amodeo.
Segundo o especialista, a decisão da farmacêutica foi uma medida preventiva bastante responsável. “Ao identificar as impurezas, o laboratório preferiu retirar do mercado, ao invés de correr o risco de ser processada no futuro por um consumidor que alegue não ter sido informado da presença dessas substâncias”, explicou o membro da SBC.
“Todo remédio usa matéria-prima. Depois de comprada, ela (a losartana) é analisada no laboratório para ver se tem outras coisas. A Sanofi Medley encontrou pouca quantidade de impurezas mas, por responsabilidade, decidiu retirar do mercado”, destaca.
A farmacêutica informou que os produtos passarão por ajustes no Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Após as correções, voltarão ao mercado e sua demanda será regularizada.
Enquanto isso, a recomendação é que as pessoas que usam os anti-hipertensivos com losartana da Sanofi Medley procurem orientação médica sobre a melhor alternativa de tratamento para substituí-los. Outras farmacêuticas oferecem produtos similares que continuam disponíveis no mercado.
Fonte: Metropóles