O maior ídolo do Flamengo, Zico, está em Brasília e já causou alvoroço nesta terça-feira (26/4) no Centro de Ensino Médio 01 do Guará. O objetivo da vinda foi participar do lançamento do projeto Empreendedor do Futuro, do Sebrae DF em parceria com a Secretaria de Juventude (Sejuv).
O Galinho afirmou que tenta trazer com a sua presença “inspiração para os jovens e mostrar a importância da educação”. “Vim falar a respeito da minha história, sobre a importância da escola pública na minha vida. Quero mostrar um paralelo das coisas que a gente vive no futebol e que são importantes na escola, independente se você quiser ser um jogador de futebol ou não”, conta ele.
“Qualquer um na vida precisa de oportunidades. Quando eu recebi a minha, estava muito bem preparado para isso e aproveitei. É o momento dessas crianças estarem atentas e procurarem agarrar com unhas e dentes essas oportunidades”, pontua.
Essa não é a primeira vez do ano que Zico tem um encontro com estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Em fevereiro, o ex-jogador visitou uma escola de Ceilândia e conversou com alguns alunos. A inspiração foi tamanha que fez com que os estudantes escrevessem cartas para o craque contando um pouco sobre as suas histórias.
Oportunidade única
Dentre os inúmeros textos, dois adolescentes receberam destaque e tiveram a oportunidade de se encontrar com o ídolo pessoalmente durante o evento. Mariana Ferreira, de 15 anos, e Paulo Henrique Duarte, de 14, contam que foi uma surpresa terem sido escolhidos.
“Minha mãe que recebeu a notícia e me contou que minha carta foi escolhida. Fomos para a escola e a coordenadora do Sebrae falou que a gente iria participar do evento hoje de manhã. Foi uma surpresa, ficamos felizes demais”, conta Paulo.
Mariana concorda que foi uma experiência bem legal e que trará frutos na caminhada deles e de outros alunos que tiveram a chance de participar do evento.
Paulo, que ainda não havia conhecido nenhum jogador de futebol, ficou honrado com o convite. “Nunca conheci ou falei com nenhum jogador. Quando tenho a oportunidade, é logo com o Zico. É um prazer enorme encontrar com ele, o Zico é uma referência“, afirma.
Exposição temporária
Zico também faz o lançamento, nesta terça, de uma exposição interativa que conta a sua história. A galeria ficará na Capital Federal entre os dias 27 de abril e 30 de maio, no Conjunto Nacional.
Brasília é a segunda cidade que recebe a exposição interativa e quem for terá a chance de ver os uniformes usados por Galinho nas inúmeras conquistas de títulos pelo Flamengo, clubes do exterior e na passagem do craque pela Seleção Brasileira. Além disso, réplicas de taça e troféus conquistados estarão no local.
Fonte: Metrópoles