Após quase três meses no espaço, na Estação Espacial Intrenacional (ISS), quatro astronautas – três americanos e um alemão – aterrissaram na Terra, mais especificamente na costa de Tampa, na Flórida, na madrugada desta sexta-feira (6/5), no horário de Brasília.
Os americanos Kayla Barron, de 34 anos, Raja Chari, 44, e Tom Marshburn, 61, e o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Matthias Maurer, 52 conduziam pesquisas orbitais na ISS, como cultivo de vegetais, experimentos químicos e cuidados com robôs.
Os quatro astronautas vieram à Terra a bordo da cápsula Dragon, da SpaceX, que está a serviço da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). Eles pousaram em segurança, por volta de 1h40. A cápsula foi resgatada por um navio.
Para que o impacto da queda da Dragon fosse reduzido, no momento da aterrissagem, dois conjuntos de paraquedas se abriram no estágio final de descida. A velocidade durante o contato terrestre foi de de 24 km/h.
Regresso chinês
No dia 16 de abril, três astronautas chineses regressaram à Terra, após 183 dias no espaço, na missão espacial tripulada mais longa da história da China.
O desembarque do grupo no deserto de Gobi, no norte do país, foi transmitido ao vivo pela emissora de televisão estatal chinesa CCTV.
Zhai Zhigang, de 55 anos, Ye Guangfu, de 41, e Wang Yaping, de 42, integrantes da missão Shenzhou-13, passaram seis meses na estação espacial chinesa, que ainda está em construção.
A aterrissagem “foi perfeita e os três ‘taikonautas’, como são conhecidos os astronautas chineses, estão em muito bom estado”, indicou o jornal chinês Global Times, citando o Centro de Controle Espacial de Pequim.
Fonte: Metrópoles