Rose Namajunas — Foto: Evelyn Rodrigues
Campeã do peso-palha (até 52kg) do Ultimate, Rose Namajunas teve a chance de ser a primeira da história da categoria na organização a alcançar o posto, mas, em 2014, foi derrotada por Carla Esparza pelo cinturão inaugural da divisão. Neste sábado, no UFC 274, em Phoenix, ela volta a enfrentar a algoz, desta vez para manter o título. E a lutadora não esconde que o resultado terá sabor de vingança.
– É impressionante. Você assiste e é interessante ver tantas disputando por uma chance, mas agora eu solidifiquei meu nome como a melhor da divisão. Recuperei o cinturão e vinguei minhas derrotas e agora tem mais essa que eu preciso vingar. E eu acho que estou como a melhor, mas posso me tornar a grande lutadora da divisão. Seja lá o que for acontecer, acho que é importante para o meu legado. Mas definitivamente estou lutando por tudo isso e mais. Atingir o melhor do meu potencial e dar o melhor. E quando estou no meu melhor, sou a melhor – afirmou, ao Combate.com.
Namajunas admitiu que a derrota para Esparza mexeu com seu psicólógico por algium tempo, mas garante que agora está mentalmente pronta para a revanche e destacou a evolução da adversária ao longo destes quase oito anos entre os dois confrontos.
– Não gostava muito de assistir essa luta com a Carla, mas hoje eu estou bem com isso. Todos cometem erros e eu realmente estou em paz comigo. Fiz todo o treinamento, preparação e todo o possível para esse grande teste no sábado à noite. Ela evoluiu bastante. Já lutamos antes, mas os braços dela estão maiores e mais fortes. Está uma lutadora mais técnica e bem mais experiente. Como já disse antes, ela é uma versão maior e mais forte dela mesma.
Sobre a estratégia para vencer Esparza no sábado, Namajunas afirmou que precisa tomar cuidado com a inteligência da compatriota para conseguir impor seu jogo.
– Tenho 100% de certeza que preciso fazer diferente. Eu não tinha um plano de luta muito estipulado da última vez lá no TUF. Vou ter muita disciplina e algumas coisas técnicas que preparei. Focar no plano estabelecido. Sou totalmente diferente mentalmente. Eu sei como ter confiança e respeitar o meu adversário. Pegar essa confiança da preparação, me sentir melhor do que meus adversários e conseguir ser melhor. Preciso ter muito cuidado para seguir no plano de jogo, ter disciplina e estar focada. Controlar as minhas emoções, porque sou uma lutadora e é fácil para mim partir para cima. Mas a Carla é inteligente, então preciso ser mais esperta.
Serviço do UFC 274
O Combate transmite o UFC 274 ao vivo e com exclusividade neste sábado a partir de 18h10 (horário de Brasília). O Combate.com transmite o “Aquecimento Combate” e as duas primeiras lutas no mesmo horário, assim como o SporTV 3 e o YouTube do Combate. O site acompanha o evento em Tempo Real.
UFC 274
7 de maio de 2022, em Phoenix (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-leve: Charles do Bronx x Justin Gaethje
Peso-palha: Rose Namajunas x Carla Esparza
Peso-leve: Michael Chandler x Tony Ferguson
Peso meio-pesado: Maurício Shogun x Ovince St. Preux
Peso-leve: Donald Cerrone x Joe Lauzon
CARD PRELIMINAR (18h30, horário de Brasília):
Peso meio-médio: Randy Brown x Khaos Williams
Peso-pena: Macy Chiasson x Norma Dumont
Peso meio-médio: Francisco Massaranduba x Danny Roberts
Peso-mosca: Brandon Royval x Matt Schnell
Peso-pesado: Blagoy Ivanov x Marcos Pezão
Peso-meio-médio: André Fialho x Cameron VanCamp
Peso-mosca: Tracy Cortez x Melissa Gatto
Peso-mosca: Kleydson Rodrigues x CJ Vergara
Peso-palha: Ariane Sorriso x Lupita Godinez
Peso-galo: Journey Newson x Fernie Garcia