O GDF abriu um edital para contratação dos serviços de uma empresa de táxi aéreo para atender o gabinete do governador Agnelo Queiroz (PT). O contrato é estimado em mais de R$ 1,3 milhão por ano para até 60 mil quilômetros voados.
Entre as exigências estão a de que a aeronave disponibilizada deve ser bimotor e de uso executivo, com capacidade para pelo menos seis passageiros, capaz de desenvolver velocidade mínima de cruzeiro de 800 quilômetros por hora. O jatinho deve ter, obrigatoriamente, no máximo 35 anos de uso. A data do pregão eletrônico é 21 de novembro. O serviço será coordenado pela Casa Militar.
A Secretaria de Comunicação do GDF justificou que, apesar do teto de pagamento do contrato ser de R$ 1,3 milhão por ano, o valor gasto será apenas pelo serviço utilizado. A explicação do Executivo é que a locação do jatinho é precisa para atender as necessidades do governador nos seus deslocamentos internacionais e regionais, já que nem todas as cidades onde Agnelo cumpre agenda são contempladas pela aviação comercial.