(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou sobre o cenário crítico no Distrito Federal em decorrência da pandemia da covid-19. Na manhã deste sábado (11/6), o chefe do Executivo local ressaltou que a taxa de transmissão está altíssima.A declaração foi feita durante encontro do governador com representantes da Federação da Associação de Feiras do DF (Unifeiras), na região administrativa do Gama. Também estiveram presentes ao evento o vice-governador Paco Britto e o secretário de Governo, José Humberto Pires.
“Hoje, infelizmente, a pandemia continua aí e estamos com uma taxa altíssima. Ainda bem que não estamos tendo tantas internações e tantas mortes, mas temos que continuar tomando cuidado. E temos que chamar um alerta muito forte para a vacinação”, disse Ibaneis.
Pandemia
Pelo sexto dia consecutivo, a taxa de transmissão da covid-19 no Distrito Federal registrou aumento e atingiu, nesta sexta-feira (10/6), o patamar mais alto desde 27 de janeiro: 1,80. O índice mostra que 100 moradores do DF infectados com o vírus podem transmiti-lo a outras 180 pessoas, em média.
O aumento contínuo na taxa de transmissão mostra o descontrole da pandemia no DF. Autoridades sanitárias apontam que o índice, obtido pelo cálculo da média móvel de casos, deve permanecer abaixo de 1 para ter a certeza de que o avanço da doença está sendo mitigado.
De acordo com o boletim publicado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), até as 17h desta sexta-feira (10/6), foram registrados 3.991 novos casos no DF.
Fonte: Correio Braziliense