Ozzy Osbourne durante show do Black Sabbath no Download Festival, no Reino Unido, em junho de 2016.Marie Korner/Future Publishing via Getty Images
O cantor Ozzy Osbourne anunciou que seu próximo álbum, intitulado “Patient Number 9”, será lançado no dia 9 de setembro.
O britânico membro do Rock and Roll Hall of Fame no momento está em recuperação de uma cirurgia feita há duas semanas, cujos detalhes não foram divulgados.
“Meu último álbum foi lançado apenas algumas semanas antes de a pandemia começar, e eu estava me preparando para entrar no estúdio para trabalhar neste novo álbum quando o mundo fechou”, disse Ozzy, em um comunicado divulgado à imprensa.
“Não é segredo que os últimos quatro anos foram muito difíceis para mim, mas fazer este álbum tirou minha mente dos problemas”, acrescentou.
O novo álbum solo do eterno vocalista do Black Sabbath contará com uma série de participações famosas do rock. Entre elas, Eric Clapton, Jeff Beck e guitarristas que o acompanharam por muito tempo nos palcos, Zakk Wylde e Tony Iommi.
Iommi, cofundador do Black Sabbath, participará de um álbum solo de Ozzy pela primeira vez.
“Foi muito bom trabalhar com o Tony. Ele é o mestre dos riffs. Ninguém pode superá-lo nesse quesito. Eu só queria ter tocado essas músicas no álbum 13 do Black Sabbath”, afirmou Ozzy.
O falecido baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, morto na Colômbia em março deste ano, e o baterista do Red Hot Chili Peppers, Chad Smith, também estarão em “Patient Number 9”.
Mike McCready (Pearl Jam), Robert Trujillo (Metallica), Duff Mckagan (Guns N’ Roses) e Chris Chaney (Jane’s Addiction) completam o time de colaborações no disco.
O álbum já teve um single homônimo divulgado, dirigido pelo quadrinista Todd McFarlane.
“A canção é sobre um hospício. Ter alguém como o Jeff Beck tocando no meu álbum foi incrível, uma verdadeira honra. Nenhum outro guitarrista toca como ele, e o solo do Jeff em ‘Patient Number 9’ é simplesmente de cair o queixo”, contou Ozzy sobre a canção divulgada.
“Nesse negócio exigente chamado indústria da música, qualquer pessoa criativa que tenha mantido uma carreira por várias décadas mostrou capacidade, talento e tenacidade que sempre merecerão minha admiração. Ozzy mostrou a muitas pessoas criativas como nós que é realmente possível se sustentar fazendo o que você ama por quase toda a vida”, disse o diretor, em nota.
“Patient Number 9” tem a produção assinada por Andrew Watt, que também produziu o último álbum de Ozzy, “Ordinary Man”.
Recuperação de cirurgia
Há duas semanas, a esposa de Ozzy, Sharon Osbourne, publicou no Instagram que seu esposo passaria por “uma grande operação” na segunda-feira, 13 de junho. Ela não deu detalhes sobre o procedimento.
Na terça-feira (14), Sharon publicou que Ozzy estava “bem e a caminho da recuperação”. “Nossa família gostaria de expressar muita gratidão pela enorme quantidade de amor e apoio”, escreveu.
Em um programa britânico de televisão, Sharon disse no início do mês que viajaria a Los Angeles para ficar com o marido, que passaria por uma cirurgia “que realmente vai determinar o resto de sua vida”.
Em uma entrevista à revista Classic Rock, em maio, Ozzy disse que lutava contra lesões sofridas por um acidente de quadriciclo em 2003. Uma queda em casa teria agravado as lesões em 2019, tornando uma cirurgia necessária.
“Estou apenas esperando mais uma cirurgia no pescoço. Não consigo andar direito hoje em dia. Faço fisioterapia todas as manhãs”, relatou Ozzy.
* Marie-Louise Gumuchian, da Reuters, contribuiu para esta reportagem