A China anunciou nesta terça-feira (26) que lançará no início de dezembro sua primeira sonda espacial projetada para pousar na Lua, onde depositará um veículo de exploração teleguiado, o “Coelho de Jade”.
A data exata do lançamento não foi informada e os grandes meios de comunicação estatais destacam os benefícios do veículo de seis rodas, cujo nome é uma referência à mitologia chinesa.
Segundo a lenda, o Coelho Lunar (ou ‘Lebre da Lua’, segundo a linguagem clássica chinesa que não faz distinção entre coelhos e lebres) vive na Lua, onde tritura o elixir da imortalidade em suas crateras. O animal lendário tem a companhia de Chang’e, a deusa chinesa da Lua.
Com esta missão chamada Chang’e-3, a China deve fazer seu primeiro pouso “suave”, como parte de seu ambicioso programa “Chang’e”, marcado pelo sucesso de duas sondas lunares precedentes.
Além de garantir o status de grande potência, a China sonha em se tornar o primeiro país asiático a enviar um homem à Lua.
O “Coelho de Jade”, equipado com painéis solares para gerar sua energia, será responsável pela realização de análises científicas e enviar para a Terra imagens tridimensionais de seu satélite.
A conquista do espaço é percebida na China, que investe bilhões de dólares ao setor, como o símbolo do novo poder do país e das ambições do Partido Comunista (PCC) no poder.
(foto:veículo lunar chamado ‘Coelho de Jade’, que será depositado na Lua por sonda)