Um tatuador polonês foi condenado a pagar indenização do equivalente a R$ 180 mil e a cumprir 30 horas de serviço comunitário após uma jovem que teve os globos oculares tatuados por ela ter ficado cega. As informações são do jornal Daily Star.
Em abril de 2017, a modelo Aleksandra Sadowska resolveu cobrir a parte branca dos olhos com tinta preta. Para isso, ela escolheu o estúdio desse tatuador, em Varsóvia (Polônia), que ela encontrou fazendo buscas na internet.
- Rússia culpa uso de celulares por morte de 89 soldados em ataque ucraniano
- Atriz iraniana que apoio protestos sai da prisão após pagar fiança
O juiz que condenou o tatuador, que foi identificado apenas como Piotr A., concluiu que ele penetrou os globos oculares profundamente com a agulha e usou uma tinta não certificada para uso específico nos olhos.
“Sempre quis olhos tatuados, achei que combinavam comigo”, disse a modelo à mídia local. À época, Aleksandra tinha 21 anos. Ela alegou ter escolhido Piotr A. porque na internet, aparentemente, ele tinha um histórico de aplicar a mesma tinta em outras pessoas com resultados satisfatórios.
“O tatuador tinha dezenas de procedimentos desse tipo no seu portfólio. Pelo menos foi o que ele disse. Então acabou não sendo verdade”, disse a jovem ao Daily Star.
Aleksandra desenvolveu glaucoma, seguido de catarata avançada. A modelo passou por três cirurgias nos olhos, mas nenhuma obteve sucesso. Um de seus olhos foi substituído por um implante, enquanto com o outro ela agora vê apenas uma luz cintilante sem contornos.
De acordo com Juliana Lasneaux, médica oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos, em Brasília, essas tatuagens injetam corante nos olhos, entre a conjuntiva – onde existe uma membrana transparente – e a esclera. No entanto, essas estruturas são muito pequenas e delicadas.
“Quando vamos fazer uma cirurgia nessas áreas, por exemplo, usamos microscópio. Mas, na maioria das vezes, o tatuador vai a olho nu. Então ele pode perfurar o olho, colocar a tinta lá dentro da esclera e isso realmente pode deixar a pessoa cega na hora”, afirma a médica.
Juliana alerta ainda que algumas pessoas podem apresentar uma reação alérgica à tinta, úlceras de córnea devido aos machucados causados pela tatuagem, além de infecções irreversíveis que podem levar a perda da visão e, às vezes, até a retirada do globo ocular.
A sentença do tatuador polonês foi proferida em 20 de dezembro. O advogado de Piotr A. disse ao jornal local que pretende recorrer da decisão, por considerar o valor determinado para a indenização “desproporcional”.
Por Correio Braziliense