Após reunião de mais de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (28/3), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que busca o consenso no impasse sobre as medidas provisórias (MPs) e prometeu “celeridade devida ao arcabouço fiscal”.
“Tratamos da tramitação das medidas provisórias e disse ao presidente que estamos trabalhando no encaminhamento da busca de um consenso. Também ressaltei ao presidente Lula que daremos celeridade devida ao arcabouço fiscal”, disse o senador em comunicado. “Dentro disso, houve o reconhecimento mútuo de que a taxa de juros no Brasil está muito alta e afirmei ao presidente a importância de encontrarmos caminhos sustentáveis para a redução da taxa o mais rápido possível”.
Segundo Pacheco, que teve convite para se juntar à comitiva do governo que irá a China renovado por Lula, outro tema tratado no encontro foi o Marco Civil da Internet.
“Outro ponto da conversa foi em relação à regulação das redes sociais e de plataformas da internet, tema que será discutido pelo Congresso e que precisará do apoio do governo. Por fim, o presidente Lula renovou o convite para que eu integre a comitiva que irá à China, diante de uma nova perspectiva da visita ao país asiático”, finalizou.
O encontro com Lula vem em meio a uma queda de braço entre Pacheco e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O impasse envolve a instalação das comissões mistas para MPs e uma disputa por influência na tramitação destas. Algumas das medidas que aguardam a resolução da crise abordam a criação de ministérios, o voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Financeiros (Carf), além de programas de interesse do Planalto, como o Minha Casa, Minha Vida.
Fonte: Correio Braziliense